Ícone do site Agro20
Agricultura

Abacaxi é comum em regiões tropicais e traz diferentes benefícios

Abacaxi é uma fruta deliciosa e extremamente benéfica para o organismo

Sabemos que o abacaxi é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e nutrientes. Sabemos, também, que essa fruta tropical combate as alergias, é um anti-inflamatório, e é rica em antioxidantes. Contudo, ainda há muito a aprender sobre o rei das frutas, a começar pela sua origem.

Você sabia que os exploradores espanhóis encontraram pela primeira vez o abacaxi no Caribe nos anos 1490? Quando levaram de volta para a Europa, por causa do sabor doce do abacaxi e da aparência exótica, a fruta tornou-se um símbolo de status. Mas isso é apenas o começo. Quer saber mais sobre essa delícia? Leia o artigo até o final!

O que é abacaxi?

Abacaxi, também conhecido como ananás, é uma fruta que se assemelha a uma pinha, pertencente à família das Bromeliaceae. É um pequeno herbáceo, com uma base constituída pela associação compacta de várias folhas formando uma roseta.

As plantas dos abacaxis crescem melhor em áreas quentes, onde podem atingir até 1 metro de altura. Têm um caule curto e forte, com folhas duras, pontiagudas e cerosas.

As folhas são dispostas em espiral ao redor da haste principal da planta. “Botões” de flores aparecem no caule principal cerca de 20 meses após o plantio. Dependendo da variedade, as flores podem ser lavanda, roxo claro ou vermelho.

Propriedades do abacaxi

Um copo de suco de abacaxi fresco compreende aproximadamente:

A fruta possui também uma exclusiva fonte distinta da enzima chamada bromelaína. Esta pode desempenhar um papel extraordinário em uma série de diferentes benefícios para a saúde.

Benefícios do abacaxi

O ananás é uma fonte bem conhecida de nutrientes essenciais. Conquanto, suas propriedades medicinais têm sido tradicionalmente usadas há séculos.

Assim sendo, pesquisas modernas corroboram muitos benefícios do abacaxi para o organismo, principalmente:

Mais alguns benefícios da fruta

Como escolher abacaxis?

A escolha dos abacaxis deve ser iniciada pelos exemplares mais pesados ​​para seu tamanho. É preciso verificar, portanto, se as frutas possuem as folhas frescas e um cheiro doce.

Deve-se evitar aquelas com pontos moles ou pontos escuros na casca. O abacaxi muito maduro tem um cheiro fermentado e semelhante à cerveja.

Fatos interessantes sobre a fruta

Receita de suco de abacaxi

Ingredientes:

  • 6 xícaras de água, mas pode ser adicionada mais a gosto;
  • ¼ xícara a ½ xícara de açúcar, ou adoce de acordo com sua preferência;
  • Suco de 1 limão.
Modo de preparo:
  1. Coloque os pedaços de abacaxi aos poucos dentro do liquidificador, liquefazendo junto à água. Mas, atenção! A água também deve ser colocada devagar no eletrodoméstico.
  2. Acrescente o açúcar e o suco de limão, batendo mais até tudo estar misturado.
  3. Coe o suco e sirva bem gelado.

Sendo em forma de suco, bem como em pedaços frescos ou doces, o abacaxi é, sem dúvida, uma fruta tropical deliciosa. Todos devem se render ao seu sabor e incorporá-lo nas refeições diárias, pois seus benefícios são inúmeros e, o sabor, inigualável.

Sair da versão mobile