Ícone do site Agro20
Pecuária

Abatedouro passa a ser mais aceito e deixa de lado a antiga fama

Abatedouro ganha espaço em função do mercado e deixa de lado a antiga fama

A fama do antigo abatedouro ainda faz-se presente na história do seu desenvolvimento. Abatedouros com mau cheiro, infestados de predadores e ao ar livre são alguns dos primeiros pensamentos das pessoas quando referem-se ao local de abate de animais.

Com o tempo, os abatedouros passaram a dar mais importância a imagem do local, seguindo as normas de higiene e as leis regulatórias de bom funcionamento. Por isso, atualmente, a história do abatedouro não se concentra apenas na imagem ruim de antigamente.

Afinal, o que é um abatedouro?

Abatedouro – ou matadouro – é o local onde ocorre o abate de animais, sendo usado também para processar e armazenar os produtos. Um bom manejo dos animais depende do estado e qualidade dos abatedouros, para que haja o manuseio correto da carne.

Tipos de abatedouro

Há vários abatedouros específicos para cada tipo de animal, com instalações, técnicas, processos e investimentos diferentes – conforme a necessidade de cada um deles. Recentemente, práticas de abate humanitário estão sendo mais inseridas nos abatedouros, com o intuito de fazer com que os animais sofram cada vez menos antes e durante os abates.

No Brasil, os abatedouros mais conhecidos são:

Abatedouro de frango

No abatedouro de frango, por exemplo, o abate e o processo pelo qual a carne passa têm o intuito de higienizar as aves. Assim, removendo as impurezas, e adiando o desenvolvimento de organismos contaminados (para que não comprometam a saúde da carne). As etapas são, basicamente:

Implantação

Para que os abatedouros sejam implantados e funcionem de acordo com as leis é preciso obedecer algumas normas técnicas de manuseio. Uma boa localização, higienização, processamento e abastecimento são algumas das técnicas regularizadas para o abate animal. A implantação do abatedouro depende de:

Além destes requisitos, o abatedouro deve possuir boa administração, assim como planejamento correto, aparelhagem precisa e qualidade na mão de obra. Ter um ambiente confortável aos animais e atender desde as necessidades de transporte até as envolvidas no momento da sangria também são requisitos. Além disso, promovem boas condições para a comercialização e o consumo final do produto.

Sair da versão mobile