Ícone do site Agro20
Agricultura

Abóbora cabotiá traz vários benefícios e formas de preparo

Abóbora cabotiá é uma delícia cheia de valores nutricionais

Abóbora cabotiá é um tipo de abóbora da espécie Cucurbita maxima. É também chamada de abóbora japonesa e kabocha. É um alimento básico da culinária oriental, especialmente durante os tempos frios. Nessa época, mantém-se a tradição de comer o legume para se manter forte e trazer boa sorte no solstício de inverno.

Reconhecida por sua doçura excepcional, a abóbora cabotiá tem uma textura rica e sabor que é quase semelhante a uma batata-doce. Se você quiser descobrir mais sobre esse ingrediente maravilhoso, continue lendo o artigo!

O que é abóbora cabotiá?

Abóbora cabotiá é um vegetal híbrido resultante do cruzamento de duas espécies diferentes que é a Curubita moschata e a Cururbita maxima. Foi desenvolvida no Japão, por isso, é também conhecida como abóbora japonesa.

Tem uma pele verde fina, mas firme, e uma polpa laranja vívida brilhante. Além disso, seu sabor é doce. Sua pele externa verde pode parecer enganosamente dura, mas é comestível.

Tipos de abóbora

Há mais tipos de abóboras do que se pode imaginar. Esses legumes vêm em uma variedade de formas, cores, tamanhos e texturas, servindo para uma infinidade de finalidades diferentes.

Existem mais de 45 tipos de abóbora, mas destacam-se algumas:

Benefícios da abóbora cabotiá

A abóbora cabotiá é muito amada pelos japoneses não apenas por seu sabor, mas também suas inúmeras vantagens para a saúde. É um daqueles legumes que as mães orientais dizem aos filhos para comer o quanto tiver no prato.

Aqui estão apenas alguns dos benefícios efetivos para o organismo que a abóbora tem para oferecer:

Mais alguns benefícios desse legume

Como comprar e conservar uma cabotiá

Abóbora cabotiá engorda?

Se você quer saber se a abóbora cabotiá engorda, a resposta é “não”. Na verdade, é considerada um dos melhores legumes para receitas de programas de perda de peso, pois é rica em fibras e tem baixa caloria.

Veja, a seguir, uma das mais deliciosas receitas com abóbora cabotiá para você experimentar.

Receita de cabotiá assada

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Lave bem a abóbora com bicarbonato de sódio e água. Isso evitará contaminações. Corte o legume em fatias com cerca de 1,5 cm de espessura. Posteriormente, corte em cubos, mas não muito pequenos para que ela não desmanche;
  2. Coloque a abóbora na assadeira forrada com papel de seda. Adicione sal, polvilhe com ervas aromáticas e, finalmente, tempere com um pouco de óleo;
  3. Asse a 180° C por 25 a 30 minutos até que a abóbora esteja macia e levemente dourada. Deixe esfriar antes de servir.

Gostou de conhecer a abóbora cabotiá? Com essa delícia na sua mesa, você não terá apenas sabor, mas também uma boa contribuição para a saúde.

Sair da versão mobile