Ícone do site Agro20
Agronegócio

Agências reguladoras e a fiscalização nas instituições privadas

Agências reguladoras garantem a fiscalização de irregularidades no mundo agro

Agências reguladoras têm o poder de regular e fiscalizar irregularidades nos diferentes setores do país. Isso porque elas agem por meio de regras, leis e protocolos estabelecidos e que devem ser seguidos.

Empresas e indivíduos são responsáveis pela realização de serviços sob autorização das agências reguladoras, dentro do segmento em que cada um deles atuam. Por isso, as instituições privadas que efetuam serviços públicos no país são os alvos dessas fiscalizações.

O que são as agências reguladoras?

As agências reguladoras são autarquias – ou seja, órgãos governamentais – que fiscalizam, controlam e regulamentam produtos e serviços de interesse público realizados pela iniciativa privada. Elas também têm como função controlar a qualidade e estabelecer regras para o setor.

Portanto, as agências reguladoras são responsáveis por inspecionar a qualidade, atividade e desenvolvimento do funcionamento das empresas dentro da regularidade de cada setor. No Brasil, as agências reguladoras têm atuado em segmentos de energia, saneamento, telecomunicações, transportes, cinema, saúde, aviação, combustível e água.

No setor agro, por exemplo, as agências reguladoras auxiliam na boa administração e na inspeção das atividades realizadas. Segmentos da agroindústria, da agropecuária e da agricultura são checados para se estabelecerem dentro das regularidades e manterem-se com produções de alta qualificação.

Agências reguladoras no Brasil

Existem dez agências reguladoras no Brasil em categoria federal. São elas:

Cada uma das agências reguladoras possui meios de receber denúncias internas ou externas, seja sobre violação de regras ou leis. Contato telefônico, e-mail, documentos, denúncias presenciais ou Reclame Aqui são opções para que os indivíduos possam denunciar alguma irregularidade.

Quais as funções das agências reguladoras?

As principais funções das agências reguladoras são:

As agências reguladoras foram criadas para que houvesse o controle de irregularidades dentro das iniciativas privadas. Portanto, para que a qualidade dos setores se mantivesse em relação aos segmentos em que atuam.

Sair da versão mobile