Ícone do site Agro20
Agricultura

Agricultura de subsistência garante a sobrevivência de famílias rurais

Agricultura de subsistência é considerado um dos métodos mais tradicionais para o sustento de famílias rurais

A agricultura de subsistência está atrelada a métodos tradicionais e mais sustentáveis de consumo e sobrevivência. Produzir o próprio alimento foi um dos meios encontrados pelas famílias rurais mais humildes para garantir a própria economia.

A estrutura fundiária transmite as alterações que o modelo capitalista tem gerado nela. A agricultura de subsistência tem sido contrária a esse modelo, uma vez que o objetivo não é a comercialização e nem o lucro, mas sim a sobrevivência.

O que é agricultura de subsistência?

Agricultura de subsistência consiste na família camponesa ou rural utilizar os métodos habituais de plantio, para garantir a sobrevivência própria, da família ou da comunidade da qual faz parte. Portanto, o intuito da agricultura de subsistência é suprir as necessidades alimentares dos moradores do campo ou do meio rural.

A agricultura de subsistência caracteriza-se por atividades desenvolvidas em propriedades menores e com baixo uso de tecnologia ou materiais desenvolvidos. Dessa forma, a produtividade também é classificada como de baixa escala comparada a produção de latifúndios. A agricultura de subsistência no Brasil possibilita a sobrevivência de muitas famílias do Norte e Nordeste, principalmente.

Suas principais características são:

Feijão, arroz, milho, mandioca, tomate, frutas, hortaliças e outros vegetais são os principais produtos plantados pelas famílias da agricultura de subsistência. Quando há sobra dos alimentos, estes são vendidos ou trocados nas famílias e comunidades vizinhas. Isso porque o objetivo é obter produtos que não sejam cultivados na propriedade a qual pertencem.

A agricultura de subsistência e comercial se diferem, uma vez que a última está voltada para a comercialização dos produtos cultivados e do lucro. Sua produção é em larga escala e predomina a monocultura, ou seja, o cultivo de um só tipo de alimento.

A agricultura de subsistência e agricultura comercial também se diferenciam pela última usar técnicas desenvolvidas de cultivo e substâncias como inseticidas, agrotóxicos e outros.

Como é feita a agricultura de subsistência?

A agricultura de subsistência é realizada pelos pequenos agricultores utilizando técnicas antigas de rotação e plantios, sendo dividida em:

Vantagens e desvantagens da agricultura de subsistência

A agricultura de subsistência traz vantagens e desvantagens para os pequenos agricultores. Suas vantagens são:

Desvantagens:

Desta forma, a agricultura de subsistência é altamente benéfica às famílias e pequenos agricultores que procuram meio de se sustentarem e garantir o alimentos básicos. Com ela, são capazes de satisfazer as necessidades tanto de comunidade quanto de comunidades vizinhas, através das trocas e vendas dos produtos que sobram.

Sair da versão mobile