Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

A agrofloresta e seus benefícios para o Brasil e o sistema agro

Agrofloresta tem diversas áreas a serem exploradas e cuidadas

A agrofloresta é vista como uma maneira de diminuir os impactos ambientais na produção agropecuária e contribuir com uso sustentável de recursos naturais, além de aumentar a fertilidade dos terrenos.

A agrofloresta consiste no uso e ocupação do solo que maneja plantas lenhosas das mais variadas espécies (árvores, arbustos, palmeiras), ligando-as com plantas herbáceas, culturas agrícolas ou integração com animais. Isso tudo dentro de uma mesma unidade, de acordo com arranjos definidos para priorizar uma alta diversidade de espécies de interações ecológicas.

O que é agrofloresta?

Agrofloresta – ou Sistema Agroflorestal (SAF) – é um sistema que reúne importantes culturas agronômicas em ligação com a floresta, no intuito de garantir maiores ofertas de produtos, segurança alimentar e produções sustentáveis.

A classificação dos sistemas agroflorestais é dividida em:

O Brasil tem um ambiente favorável para o sistema agroflorestal. Isso, tanto por conta de suas condições bióticas (plantas, animais e organismos vivos) como e abióticas (temperatura, clima, pressão). Isso sem contar o aspecto econômico, que incentiva o uso das terras de maneira mais ecológica.

Por isso, é considerado o sistema que mais se aproxima de uma floresta natural. E possibilita que haja um equilíbrio produtivo entre a produção e a preservação.

Servindo como uma ponte que agrega vantagens econômicas e ambientais, a agrofloresta para a agricultura familiar opta por fazer uso de recursos naturais. Além disso, não dependem de elementos externos, oferecendo mais segurança alimentar aos trabalhadores e consumidores.

Vantagens do sistema agroflorestal

Entre os principais e mais vantajosos destaques do uso do sistema agroflorestal, podemos citar:

Embora seja conhecido como a reprodução do espaço natural, o sistema agroflorestal não pode ser visto como uma reconstrução da mata florestal. Isso porque possui plantas de interesse econômico e permite contínuas colheitas de produtos.

É necessário ter em mente a agrossilvicultura – estudo e arte de cultivar árvores – além de conhecimento sobre solos e suas precisões para que haja sucesso na produção SAF.

Portanto, a agrofloresta revê antigas técnicas tradicionais para obter maior conhecimento científico. Isso porque engloba, além da análise de espécies de vegetais, a sua interação com a fauna nativa.

Sair da versão mobile