Ícone do site Agro20
Pecuária

Alcatra é uma das opções mais valorizadas na pecuária de corte

Alcatra é peça tida como uma das melhores opções de cortes bovinos

Conhecida pela maciez e suculência, a alcatra é uma das principais opções de cortes bovinos para churrasco e outros pratos.

Com a possibilidade de subcortes, a alcatra concentra a qualidade e sabor acentuado principalmente em sua gordura, embora seja considerada uma carne relativamente magra.

No que consiste a alcatra?

Famosa entre os melhores cortes bovinos para churrasco, a alcatra – ou alcatra inteira, sem picanha ou com maminha – é um dos tipos de cortes bovinos mais consumidos na culinária brasileira. A carne representa, aproximadamente, 9% da carcaça do gado e está localizada entre a coxa e o lombo do animal. A alcatra inteira costuma medir aproximadamente 80 cm. Além disso, é dividida em subcategorias de cortes:

Características da alcatra

O que a torna mais consumida e escolhida são suas características e propriedades:

É notório o fato da alcatra ser uma das carnes mais consumidas e preferidas no preparo de diversos pratos. Porém, é recomendável que o corte da carne seja fino, pois ela tende a ressecar rapidamente.

Nos cortes de gado, esta carne está localizada próxima ao contra filé e a maminha. Dessa forma, são divididos por uma membrana, que deve ser higienizada para certificar a maciez e qualidade da carne. O que poucos sabem é que a suculência e o sabor acentuado da carne encontra-se especialmente na gordura presente nela.

Por ser um dos principais cortes bovinos, a carne possui um custo relativamente médio, de acordo com cada região em que é comercializada, tendo um custo maior em relação a maminha. Portanto, quanto menos cortes houver na carne, menor será o preço cobrado por ela. Devido isso, a raça do boi tem relação direta com o valor e qualidade da carne.

Nomenclatura

A alcatra recebe diferentes nomes pelo Brasil a fora. Os principais nomes estrangeiros são:

Pecuária de corte no Brasil

Segundo os dados da Beef Point, em uma pesquisa realizada em 2017, o Brasil está classificado como o segundo maior rebanho de gado do mundo (23%). Além disso, o país é responsável por cerca de 16% da produção de carne mundialmente e classificado como o segundo maior produtor de carne bovina. Ambas as posições antecedidas pela produção indiana.

Portanto, com maior preocupação sobre a qualidade da carne e higienização de produção, o setor da pecuária brasileira de cortes bovinos visa em aumentar as porcentagens de produtividade das carnes (alcatra, maminha, picanha, filé mignon, etc), tanto para comercialização interna quanto a exportação.

Sair da versão mobile