Ícone do site Agro20
Agronegócio

Arrendamento de terras é opção viável para a agropecuária do país

Arrendamento de terras é comum em produções dos setores da agropecuária

O arrendamento de terras ocorre principalmente nos setores da pecuária e da agricultura. Contrato entre arrendadores e arrendatários é firmado a fim de maior utilização e aproveitamento da propriedade.

Além do arrendamento de terras há outros tipos de arrendamentos como o mercantil, comercial, urbano, rural, royalt e de veículo. Todos eles são assegurados por deveres de ambas as partes, para que o contrato aconteça do modo como foi estabelecido.

O que é arrendamento de terras?

Arrendamento de terras é uma espécie de transferência para uso da terra feita pelo proprietário para uma instituição ou pessoa, com o intuito de exploração através de um contrato oficial – escrito ou verbal – por meio da divisão da produção ou pagamento de locação. Este sistema era usado antigamente, no período da expansão romana, faz parte dos regimes agrários em alguns países e acontece principalmente no setor da agricultura.

Essa transferência envolve os arrendatários, aqueles que irão utilizar e explorar o objeto de contrato e os elementos da produção. E os arrendadores, proprietários que cedem o uso da terra e os fatores de produção. Diferente de uma locação comum, ao final do contrato os arrendatários podem comprar a terra que foi alugada.

Tipos de arrendamento

Existem tipos diferentes de arrendamento, os principais são:

Contratos do arrendamento de terras

Nos segmentos da agricultura e da pecuária, o arrendamento de terras é uma das opções mais praticáveis nas produções. Por meio da lei 4.505/64, regulada pelo Estatuto da Terra, são estabelecidos direitos aos arrendadores e arrendatários voltadas às práticas de arrendamento rural. Os deveres do arrendador são:

O arrendatário deve:

Portanto, o arrendamento de terras visa garantir os direitos do arrendatário como a parte mais frágil do contrato, além de assegurar que a terra seja explorada cumprindo sua atribuição social. No setor da agricultura e da pecuária, por exemplo, esse tipo de contrato ocorre principalmente nas atividades de lavoura temporária, lavoura permanente e exploração florestal.

Sair da versão mobile