Ícone do site Agro20
Pecuária

Asininos e as principais características dos animais de carga

Asininos são conhecidos pela habilidade como animais de carga

Asininos, burros, mulas, jegues e cavalos são animais semelhantes que confundem muitas pessoas em relação às suas origens e diferenças. Seja no manejo, na criação ou nas habilidades que se destacam em cada um deles.

As características dos asininos são marcantes e diferem-se dos outros animais. Há muitas raças deles espalhadas pelo mundo, cada uma com sua origem e história específica. No Brasil, as raças se assemelham e são usadas, principalmente, no deslocamento de cargas.

Significado de asinino

Asininos são os animais conhecidos por sua resistência, geralmente usados para deslocamento de cargas, selas e montarias em campos. Também chamado de jumento, burro e jegue, o asno é nomeado conforme as regiões em que habita, sendo encontrados principalmente em regiões quentes.

Raças de asininos

Há diversas raças de asininos espalhadas pelo mundo, cada um com sua particularidade. As principais raças de asininos encontradas são:

Além dessas, as raças de asininos no Brasil são:

Características dos asininos

Os asininos diferem-se dos cavalos, uma vez que são mais baixos, possuem pescoços mais grossos e menores, orelhas e focinhos mais compridos. Podem ter pelos acinzentados, brancos ou pretos, e maiores que a pelagem de cavalos e mulas.

Os asininos e muares – burros e mulas – são fortes, resistentes e mansos. Por isso, a criação de asininos pode ser voltada também para competições e campeonatos, sendo treinados e ganhando mais habilidades.

Assim como os muares, os asininos são animais de inteligência elevada e vivem cerca de 25 anos. Usados como animais de carga, eles têm grande importância nos trabalhos do campo, principalmente em atividades de deslocamento e cavalgadas.

Quando percebem algum sinal de perigo ou ameaça, os asininos param de locomover-se e não obedecem às ordens dos cavaleiros até que voltem a sentirem-se seguros.

Embora os asininos sejam mansos e dóceis, é importante que os cavaleiros e criadores tenham paciência e empenho para a criação destes animais. A confiança de cada um deles precisa ser trabalhada e treinada, para que o manejo tenha sucesso e eles obtenham um bom relacionamento entre si.

Sair da versão mobile