Ícone do site Agro20
Agronegócio

Benefícios da canela englobam funções antioxidantes e anti-inflamatórias

Especiaria com origens asiáticas, saborear os benefícios da canela faz parte de cada receita

Para quem ainda não deu a devida atenção, saiba que os benefícios da canela podem fazer parte da sua vida. Até porque eles ajudam no combate a casos de diabetes, a partir do controle dos níveis de açúcar.

Entretanto, para manter a saúde em dia, você ainda pode empregar os benefícios da canela pela sua excelente ação termogênica em processos de perda de peso. Além do mais, receitas simples com a especiaria garantem mais nutrientes com ação anti-inflamatória e antioxidante.

O que é canela?

Canela é uma classificação genérica da especiaria produzida a partir da moagem de cascas das árvores Cinnamomum. Ela é consumida desde o antigo Egito, milhares de anos atrás, sendo empregada desde a medicina popular, nos embalsamamentos e até como condimentos de bebidas.

Os benefícios da canela eram tão valorizados que a especiaria era até mais valiosa que o ouro. Aliás, a canela é citada em um dos primeiros livros chineses sobre botânica e medicina.

Assim, entre seus inúmeros benefícios, vamos começar pela sua ação combativa. Ela vai desde os simples resfriados até a prevenção de tumores e doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Entretanto, a canela tem alto valor reconhecido pelo combate e prevenção de casos de diabetes. Ela aumenta a sensibilidade à insulina, controlando os níveis de açúcar no sangue.

Uma especiaria originária da Ásia, os benefícios da canela ainda contribuem para a perda de peso devido à sua ação termogênica. Afinal, diversos estudos demonstram que ela diminui os níveis de triglicérides, o colesterol total e o LDL.

Além do mais, um dos benefícios da canela também é a presença de ações anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando na prevenção de doenças que degeneram o sistema nervoso.

Quanto à sua ingestão, podemos dizer que não existem diferenças entre seu consumo em pau ou mesmo em pó. Além do mais, a canela pode ser consumida quando servida sobre legumes, carnes e frutas.

Entretanto, em dias mais quentes, aproveite e adicione-a em sucos e chás. Vale lembrar que ela ainda cai bem em pratos como arroz-doce, doces, mingaus e até curau de milho.

Para que serve a canela?

Ao pensar para que serve a canela, saiba que ela pode ser empregada na alta gastronomia como um elemento aromatizante ou como condimento. Seu sabor doce e aroma marcante fazem dela um item essencial até mesmo para temperar climas amenos, em sobremesas como:

Falando em picante, os benefícios da canela são aproveitados muito no México. Além de principal importador do tempero, a canela é comum no preparo de chocolates. Por outro lado, no Oriente Médio, ela já é tradicional em pratos salgados de cordeiro e frango.

Com isso, a cozinha turca costuma empregar os benefícios da canela em pratos salgados ou doces. Aliás, a gastronomia persa usa o pó para destacar o sabor de bebidas, doces e sopas.

Chegando aos Estados Unidos, junto ao açúcar, ela é misturada aos cereais. Assim, dá mais sabor a pratos como torradas e pães, além de acompanhar frutas, como a maçã.

Entretanto, já na Europa, seu sucesso é garantido na produção de conhaque, como os de regiões gregas.

Ou seja, a canela é excelente para aprimorar receitas de bebidas como:

Os países que mais produzem canela

O maior produtor mundial de canela é a Indonésia. Em média, são produzidas mais de 90 mil toneladas da especiaria todos os anos. O segundo lugar fica para a China, que produz, ao ano, aproximadamente 71 mil toneladas.

Seguindo o ranking, temos mais dois países bem distantes do Brasil, que são o Vietnã e o Sri Lanka, com 31 mil e 16 mil toneladas ao ano, respectivamente.

Nutrientes e propriedades da canela

Claro que, além dos já citados, entre os principais nutrientes e propriedades da canela, destacamos as quantidades de cromo. Esse nutriente ajuda na melhora do controle glicêmico e da sensibilidade à insulina.

Já falamos também em resfriados, pois vale citar que outros benefícios da canela incluem a eficiência ao secar catarros, bem como controlar dores e rigidez muscular devido à presença de magnésio.

Esses benefícios da canela ainda consistem em ação antifúngica, antiviral e antibacteriana. Sem contar o auxílio às defesas corporais e ações anestésicas, pro-biótica e antiespasmódica.

Enfim, o consumo de canela apresenta as seguintes propriedades:

Os benefícios da canela para a saúde

Claro que, para aproveitar todos os benefícios da canela para a saúde, você pode criar receitas diversas e consumi-las de várias maneiras. Por isso, uma dica nossa é você usar canela em pó para polvilhar cremes, sobremesas, mingaus e mousses.

Todavia, uma forma clássica de consumir e aproveitar todos os benefícios da canela em pó é através das receitas de chás. Dessa forma, a canela serve como uma eficaz planta com benefícios medicinais e propriedades essenciais à sua saúde.

Confira abaixo uma lista dos principais benefícios da canela:

As vantagens da canela para emagrecer

Uma das vantagens da canela está ligada ao processo de emagrecimento. Afinal, por ter poderosos nutrientes de efeitos termogênicos, a canela pode acelerar o metabolismo. Ou seja, ela é ótima para auxiliar processos de emagrecimento.

Além do mais, a canela ajuda na queima de gorduras armazenadas. Ela não contém gorduras e apresenta baixo teor de calorias. Assim, os benefícios da canela cumprem seu papel com louvor.

Sair da versão mobile