Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Fator biótico é responsável por garantir o equilíbrio do ecossistema

Como o fator biótico manifesta-se no ecossistema?

No ramo da ecologia, o fator biótico é importante para o desenvolvimento dos ecossistemas. Competição, predação e interação entre os seres são exemplos de elementos que constituem os fatores bióticos existentes.

Todo ser com vida presente no ecossistema é classificado como biótico. Sendo assim, esses organismos são responsáveis por garantir o equilíbrio do meio ambiente.

O que é biótico?

O significado de biótico consiste nos fatores de seres vivos que constituem um ecossistema. Plantas, bactérias, animais, microrganismos e fungos são exemplos de fatores bióticos. Ou seja, todos os produtores, micro e macro consumidores fazem parte do conceito de biótico.

A relação e a interação entre os organismos vivos e o ambiente em que se encontram resultam nos fatores bióticos. Assim, a comunidade biológica – ou, biota – é formada por essa união e tem o papel de influenciar o ecossistema do qual fazem parte.

Portanto, esta influência do meio biótico é baseada principalmente nas cadeias alimentares e nas relações e interações ecológicas.

Cadeias alimentares do fator biótico

Cadeias alimentares são a interação dos organismos que produzem seus próprios alimentos – ou seja, seres autótrofos – e dos organismos que ingerem outros para como forma de alimentação – ou seja, seres heterótrofos. Assim, eles estão separados por classes tróficas:

Relações e interações ecológicas do fator biótico

Relações e interações ecológicas são os contatos realizados entre os organismos vivos. Podem ser classificadas em:

As diferentes relações e interações entre os organismos vivos contribuem para o ecossistema em que estão inseridos, resultando em equilíbrio para o meio biótico.

Preocupação com os fatores bióticos

Os diferentes fatores bióticos associados aos fatores ambientais resultam no nicho ecológico e real de uma espécie. Nicho ecológico consiste na modo como os seres vivem, como, por exemplo: suas relações e interações ecológicas, o tipo de alimentação, seus predadores e modo como se reproduzem.

Assim, quando um organismo competidor desaparece, a disseminação de organismos que estavam sendo assolados é favorecida. Por outro lado, isto pode resultar em esgotamento e desvantagens para o ecossistema em que estão vivendo, como a propagação de doenças e pragas, por exemplo.

Entretanto, o surgimento de organismos e espécies daninhas pode desequilibrar a ecologia. Isso acontece porque essas espécies são mais competitivas do que os organismos que já são presentes naquele ecossistema e pelo fato de ainda não terem predadores.

Diferença entre fatores bióticos e abióticos

Diferente dos fatores bióticos, os fatores abióticos são elementos sem vida que influenciam os seres vivos de um determinado ecossistema. Esses fatores podem ser químicos ou físicos do meio ambiente, como, por exemplo:

Para que os organismos e seres vivos possam se desenvolver, eles precisam de um determinado espaço, local e nutrientes para que as relações ecológicas e as cadeias produtivas possam ser realizadas. Tanto o fator biótico quanto o abiótico são importantes para a vida dos seres dentro do ecossistema e diversidade em que se encontram.

Sair da versão mobile