Ícone do site Agro20
Pecuária

Os bovinos e sua importância para o mercado pecuário

Bovinos já somam mais de 160 milhões de cabeças no Brasil

Por ter grande influência na agropecuária, no agronegócio e na vida de quem consome, os bovinos necessitam de manejo cuidadoso para um bom desenvolvimento. Isso envolve, de maneira geral, que o decorrer dos processos tenha andamento preocupado com o bem-estar necessário e seja finalizado com a qualidade adequada para a venda.

A carne dos bovinos é conhecida por seu constante crescimento de produção, consumo e na exportação. Com isso, os lucros do setor pecuário são elevados num total de 22% ao ano, de acordo com informações do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O que são bovinos?

Os bovinos são animais das espécies bos tauros e bos indicus, cuja produção oferece uma série de produtos para a alimentação e o dia a dia dos seres humanos. Leite, carne e couro são apenas alguns exemplos de produtos derivados dos bovinos. Eles ajudam, também, na restauração de solos por meio do fornecimento de adubo e promovendo a valorização da zona rural com os produtos que oferecem.

Tipos de bovinos

Os tipos de bovinos são diferenciados em três categorias, estabelecidas de acordo com a idade do animal:

Alimentação dos bovinos

Contudo, a alimentação dos bovinos é de extrema importância nutricional e econômica. O rebanho bovino consome até cinco vezes mais alimentos para produzir uma unidade de peso de tecido adiposo do que para produção da mesma unidade de peso de tecido muscular.

A suplementação dos bovinos tem uma enorme função para manter sua integridade estrutural e funcional. Dessa forma, o crescimento, a produção e a reprodução ocorrem de modo saudável. E, por conta disso, deve haver racionalidade nas pastagens do rebanho.

Principal fonte de alimento, a pastagem deve conter elementos naturais como sódio e zinco para que sejam supridos os nutrientes para uma dieta ideal .

Bovinos de leite e de carne

A criação de gado bovino no Brasil é de extrema importância tanto para o mercado interno quanto para o externo. Os lucros do setor agropecuário colocam o Brasil como líder mundial em produção, consumo e exportação de carne bovina.

No país, existem cerca de 160 milhões de cabeças bovinas, divididos entre:

Sair da versão mobile