Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Bromélia é uma planta que reúne beleza e resistência

A bromélia é uma planta muito usada como fins ornamentais e se adapta em qualquer ambiente

A bromélia é uma planta tropical muito utilizada como decoração de jardins, parques e varandas, que se adaptam em vários espaços externos e internos.

A bromélia é nativa das regiões tropicais e subtropicais do continente americano e também no sul dos EUA e o norte da Argentina. Com um ar de alegria e vida, a bromélia deixa o astral de qualquer lugar mais agradável.

O que é bromélia?

Bromélia é uma planta tropical que vive em ambientes de 15 e 25 graus, e é muito popular no Brasil. Dessa forma, ela também pode ser encontrada na Mata Atlântica, na Floresta Amazônica e em alguns locais da África.

A bromélia é da família das bromeliáceas e não é uma planta parasita como algumas que existem, mas sim epífitas que se apoiam em outro vegetal para obter mais luz e ventilação.

Além disso, ela tem muita resistência para sobreviver nos ambientes em que se encontra, e apresenta diversas variedades de formas e combinações de cores.

Quais as características da bromélia?

As características principais das bromélias são:

Como plantar bromélias?

A planta bromélia deve ser plantada seguindo as seguintes dicas:

Como cultivar bromélias?

Para cultivar as bromélias, deve-se seguir os seguintes tópicos:

Como cuidar da bromélia?

Para manter a bromélia linda e saudável, deve-se cuidar delas da seguinte maneira:

Também é importante sempre observar a temperatura e a umidade do ar. Além disso, vale prestar atenção na coloração da folhagem para saber se está tomando luz suficiente para o seu desenvolvimento.

Espécies de bromélia

Por ser uma planta com muita variedade, ela tem diversas espécies. Exemplo de algumas são:

Tipos de bromélia

Existem diversos tipos de bromélia na natureza. A bromélia gigante, também conhecida como bromélia imperial pode chegar a 1-1-5 metros de altura, e pode levar 10 anos para atingir o porte adulto e florescer.

Ela é uma herbácea, robusta, ereta, acaule, e com folhagem ornamental. Suas raízes são fortes e fibrosas, podendo estar firmemente fixada até em paredes.

Já a bromélia tanque é um tipo de bromélia que tem folhas que se sobrepõem e podem armazenar água nesse espaço, na qual vários microrganismos podem se produzir. São comuns em florestas e lugares com pluviosidade, tendo destaque também em parques e jardins.

A bromélia tillandsia, por sua vez, tem uma grande capacidade de sobrevivência, assim como muitas da espécie, e tem aproximadamente 35 cm de altura. Ela não aprecia sol direto, mas sim indiretamente. Pode ser encontrada nas cores rosas, vermelhas, amarelas, roxas e verdes.

Em relação à todas as espécies de bromélias, podem ser plantadas em vaso, troncos, e no próprio solo. Afinal, a escolha do local ideal deve depender de cada espécie e de como é o seu desenvolvimento.

A bromélia, enfim, deve ser bem escolhida dependendo do lugar que cada pessoa tem para cultivá-la.

Sair da versão mobile