Ícone do site Agro20
Pecuária

O cachorro pastor e a eficiência no pastoreio de rebanhos

Além de amigo fiel, cachorro pastor é treinado para trabalhar nas fazendas de todo o Brasil

Os animais são seres praticamente indispensáveis na vida das pessoas. O cachorro pastor, por sua vez, além de ser um cão fiel, tem bastante importância na hora de proteger uma propriedade ou em trabalhos como o pastoreio de rebanhos.

Por conta de sua bravura, o cachorro pastor é extremamente importante no trabalho de pastagem e curral. Além disso, com a ajuda do animal, o fazendeiro pode ter melhorias significativas na economia de suas propriedades, assim podendo investir em outros campos para crescimento de seu trabalho.

O que é um cachorro pastor?

A eficiência do cachorro pastor pode ser relacionada aos seu antepassados, os lobos. Isso porque, na caça, eles naturalmente separavam os membros mais fracos de um grupo para facilitar o ataque. Hoje, esse instinto evoluído é de grande ajuda nas atividades de pastoreio.

Raças de cães de pastoreio

Evolução do cachorro pastor

Entender a maneira como os lobos caçavam permitiu ao homem iniciar a seleção dos cães que se adaptavam ao estilo. A partir deles, produzir raças modernas com o objetivo de que trabalhassem. Isso, na função de conduzir o rebanho, sem qualquer agressividade, já que a comida é fornecida pelo homem.

A principal função de um cachorro pastor é a condução do rebanho. Visto isso, o adestramento desses animais se torna absolutamente necessário. O trabalho de ensino acontece como o de qualquer outro animal. A diferença é que enquanto um pet doméstico é ensinado a não urinar num determinado local, o cão de rebanho aprende a executar suas funções de pastoreio na fazenda.

Sair da versão mobile