Cadeia de custódia florestal é um processo que ministra a produção de árvores
Processo responsável pelo desenvolvimento de árvores, o método de cadeia de custódia florestal é implementado em muitas áreas para evitar o desmatamento.
A partir da cadeia de custódia florestal, é possível identificar os agricultores que possuem direitos para extrair madeira daquele local.
O que é cadeia de custódia?
O método da cadeia de custódia se baseia no ciclo de vida de uma árvore. Desde o plantio até o momento do seu abate. Com objetivo de comercializar esta madeira, as empresas se utilizam da custódia para abater árvores e usufruir da madeira de maneira que não interfira no equilíbrio ecológico. A partir deste processo é possível controlar como as plantações, no plantio, no crescimento das mudas, na fase adulta das árvores até chegar a época de corte e iniciar o processo de fabricação de produtos.
Portanto, com o uso da custódia, o governo consegue rastrear todos os plantios em desenvolvimento como forma preventiva de desmatamento desenfreado.
Qual a importância da cadeia de custódia florestal?
Dado ao presente cenário brasileiro e mundial, é notório que o assunto de desmatamento está em discussão pública. Portanto, utilizar-se de métodos que previnem desmatar áreas de preservação é pensar ecologicamente.
Além de se preocupar com os fatores de equilíbrio ambiental, a cadeia de custódia federal também certifica de que o produto entregue ao mercado consumidor é legítimo. Ou seja, feito a partir de matéria-prima em florestas reconhecidas como áreas próprias para exploração da madeira.
Entretanto, outro ponto importante que este método oferece é a possibilidade de saber se além de utilizar de maneira correta a área de exploração, a empresa investe no processo de reflorestamento.
Sem reflorestamento, as chances do recurso renovável – que são as árvores – entrar em escassez no decorrer do tempo são grandes.
Todos estes processos são fiscalizados pela empresa FSC (Conselho de Manejo Florestal). Trata-se de uma empresa não governamental que atua no cuidado das florestas sem fins lucrativos.
Como funciona a cadeia de custódia?
O indivíduo produtor é identificado através de um número de árvore específico, por exemplo. Outras numerações cadastradas e específicas, por sua vez, servem para identificar o nicho ecológico em que a árvore em questão está inserida. Por exemplo:
- Número da tora
- Número da secção
- Número do lote
Este processo possibilita o consumidor dos produtos identificar se a madeira é de boa qualidade e se é legítima. Para que sua aceitação no mercado seja maior.
Embora a dependência de cooperação entre o agricultor e a fábrica que compra sua madeira seja muito grande. É sempre importante analisar procedentes do que se consome.
Portanto, para que um produto tenha controle de custódia, é necessário um grande investimento do produtor, incluindo o controle contábil para que seja mais fácil identificado.
Embora este termo seja mais conhecido no mundo agro, outro uso para cadeia de custódia é no direito penal. Possui a função de preservar possíveis provas penais contra o cliente. Dito isso, fica claro o uso de cadeia de custódia no âmbito florestal como grande auxiliar na luta contra o desmatamento.