Ícone do site Agro20
Agricultura

Canavial: entenda sua importância e saiba quais são os tipos de cultivo

Importante para o agronegócio brasileiro, o canavial movimenta a economia do país

Quando seu manejo é feito de forma correta, a cana-de-açúcar pode produzir, em apenas um corte, cerca de 150 a 200 toneladas/ha de massa verde. Essa gramínea, que é uma das mais antigas conhecidas no planeta Terra, dá origem ao canavial e movimenta o agronegócio brasileiro.

Os canaviais no Brasil estão presentes em larga escala. O país é, hoje, um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo todo. Ela, além de útil, é muito versátil. Mas, além disso, o preparo do solo é imprescindível para que a produção de cana seja lucrativa e também para a manutenção do canavial.

O que é canavial

Popularmente, o significado de canavial é simples: ele corresponde a grandes áreas rurais onde há uma extensa plantação de cana. Como dito anteriormente, a cana-de-açúcar possui um grande potencial econômico, sendo utilizada na extração de muitos derivados, como, por exemplo o álcool empregado na produção de combustível para automóveis e na produção do açúcar que utilizamos em casa. Já o termo canaviais corresponde ao grande número de plantações de cana-de-açúcar.

Alguns fatores podem gerar a queda da produção. Ou seja, quando se observa uma baixa produtividade nos canaviais, algumas das práticas listadas abaixo podem ser o motivo dessa situação:

Sempre antes do plantio, algumas precauções devem ser tomadas. É importante se atentar a saúde das mudas, por exemplo. Mas sem esquecer de fatores como a correção do solo, o enterrio correto das mudas e a adubação de acordo com as características do solo. Para mantê-lo limpo, pode-se fazer o uso de capinas ou herbicidas.

Plantação de cana

Existem três períodos em que a cana pode ser cultivada e seu plantio varia de acordo com o objetivo da produção. Eles devem ser feitos de acordo com o planejamento anual do agricultor, podendo ser: cana-de-ano, cana-de-ano-e-meio e cana-de-inverno.

Sair da versão mobile