Ícone do site Agro20
Agricultura

Canteiros: populares no campo, eles ganham espaço na área urbana

Canteiros são adaptáveis a vários tipos de situações, por isso têm presença em diferentes lugares do país

Os canteiros são muito populares no modelo da agricultura, pois sua função é importante no cultivo de plantas e hortaliças. Além disso, num mercado em crescente, este método é interessante para vendas internas, como em feiras e mercadinhos da região.

Geralmente os canteiros têm características que os fazem ser reconhecidos com tal. A localização em espaços onde a exposição ao sol é grande pode ser citada entre seus principais atributos. Além disso, seu terreno fértil é outra característica que se faz constantemente presente nos locais onde o canteiro é encontrado.

O que são canteiros?

De aparência simples, porém eficiente para produções, o canteiro é um pequeno espaço na fazenda destinado a plantações. A área é separada em blocos para facilitar a locomoção e remoção dos alimentosSua popularidade em fazendas é grande, pois sua utilização corta gastos em diferentes frentes, como na da alimentação. Porém, a serventia desse espaço vai além, e seu uso também está ligado a práticas como:

Seu uso produtivo e venda interna – como foi dito anteriormente – é interessante para a melhoria do canteiro e de toda a fazenda. Muitas vezes, para cortar gastos, mercados regionais acabam negociando a compra dos produtos de canteiros próximos dali. Dessa maneira, é cortado também o custo do longo percurso do caminhão.

Outro ponto interessante é que os fazendeiros podem acabar optando por fazer a sua própria feira. Já que, com isso, podem atrair um público fiel e aumentar o giro capital para a fazenda. O fato é que um canteiro quase sempre traz rentabilidade, independente da forma como seu plantio é negociado.

Canteiro suspenso

Este tipo de canteiro funciona quase que igual aos outros tipos. As diferenças são poucas. Canteiros verticais trabalham com itens como bambu, garrafa pet, pneus e outros. Além do mais, este tipo de horta é interessante por conta de ser sutil, ocupando pouco espaço nos ambientes. Para um canteiro urbano, essa prática é essencial.

Como fazer um canteiro?

Um canteiro necessita de muita atenção e cuidado, por isso, para fazer um canteiro que funcione de maneira eficiente, é necessário seguir alguns passos considerados essenciais, como:

Todo o processo de cuidado com os canteiros trará bons fruto para o agricultor. Porém, é necessário muita atenção e paciência, visto que podem surgir imprevistos que atrapalhem futuros projetos. E o controle de pestes e adubação são providências necessárias para garantir um cultivo de qualidade.

Sair da versão mobile