Ícone do site Agro20
Pecuária

Carne de cordeiro: sabor único e fonte de proteína

Muito consumida no Oriente Médio, a carne de cordeiro vem conquistando espaço. Amplamente utilizada na culinária sofisticada, a carne de cordeiro vem se popularizando por seu sabor marcante. Além de saborosa, é suculenta e nutritiva, sendo consumida em boa parte do mundo, principalmente em países localizados no Oriente Médio e no Mediterrâneo.  Entretanto, no Brasil, seu consumo ainda não é tão popular, mas vem crescendo a cada ano.

De cor vermelha, levemente rosada, a carne de cordeiro apresenta um nível médio de gordura, com sabor mais adocicado se comparada a carne bovina, além do aroma único.

Em países como Turquia, a carne de cordeiro é muito popular, estando presente na culinária diária.
Em alguns países da América Latina, como Argentina e Uruguai, também já é comum encontrar a carne de cordeiro assada. Por exemplo, na região da Patagônia, um prato típico é o cordeiro patagônico, que é assado lentamente por inteiro, como churrasco, em estacas cravadas no chão sobre a brasa.

A carne de cordeiro é fonte de proteínas e gorduras saudáveis, que ainda contém os aminoácidos essenciais que, com cerca 100 gramas da carne de cordeiro já suprem as necessidades de proteína diária. A conservação da carne de cordeiro é igual as demais, devendo ser mantida sob refrigeração.

Receitas com carne de cordeiro

Cordeiro com batata e molho de ervas
Você vai precisar de:

Lave as batatas com água corrente e coloque-as em uma panela média com água e leve ao fogo alto. Espere cozinhar por cerca de 20 minutos, de modo que estejam cozidas mas firmes. Após, aqueça o forno a cerca de 200 ºC e coloque as colheres de azeite em uma assadeira.

Em seguida, depois de cozidas as batatas, deixe-as sob um pano de prato em um recipiente e levemente pressione para achatar as batatas, rompendo levemente a casca. Após achatadas, devem ser transferidas para a assadeira.
Então, espalhe a sálvia e o azeite sobre as batatas, temperando com sal e pimenta a gosto. Após, leve ao forno por cerca de 40 minutos até as batatas ficarem douradas.

MOLHO DE ERVAS

Para o molho, você precisa: 1 colher de sopa de alecrim picado;  ⅓ de xícara (chá) de azeite;  salsinha e hortelã picadas; raspas e caldo de 1 limão e sal e pimenta-do-reino.
Então, em um recipiente pequeno, coloque todos os ingredientes e tempere com sal e pimenta a gosto e misture.

PARA O CORDEIRO

Separe 2 carrés de cordeiro com cerca de 8 ossinhos (cerca de 800 g); azeite a gosto e sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Como preparar a carne de cordeiro

Tempere o cordeiro com sal, pimenta e azeite e deixe em uma assadeira grande, uma ao lado da outra;
Preste atenção nas batatas, quando estiverem douradas, retire do forno e cubra com papel alumínio.

Coloque os carrés para assar durante 30 minutos, até ficarem dourados e suculentos. Ao retirar o carré do forno, cubra também com papel alumínio e espere mais 10 minutos. Após assados, disponha os pedaços de carne do cordeiro numa tábua e corte os ossinhos. Então é só servir com batatas e o molho de ervas.

Se preferir, pode apreciar a carne do cordeiro com pouco tempero, para não perder suas características originais. Mas, caem muito bem com essa iguaria temperos como louro, hortelã, zimbro, alecrim e vinho.

Sair da versão mobile