Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Casca destaca diferentes utilidades e benefícios na agricultura

A casca conta com diversos benefícios para utilização no mundo agro

Descartada por muitos, a casca dos alimentos é fonte rica em vitaminas e utilizada por cultivadores para adubação.

A casca, quando bem reaproveitada, consegue servir tanto para compostagem no solo quanto como uma forma de ração para alimentar os animais.

O que é a casca?

A casca é uma pequena camada que está presente tanto nas frutas e como nos vegetais. É formada por tecidos com fibras e células robustas, que estão dentro e fora do alimento. A casca interna é a parte viva, enquanto a externa é a parte morta. No caso das árvores, a casca pode ser vista em seu tronco e é divida em duas partes: a externa, chamada de córtex; e a interna, chamada de felogênio.

O felogênio é parte viva desta casca e continua se desenvolvendo ao longo da vida útil da árvore. Sua função é transportar o tecido floema para a seiva bruta, como forma de alimentar as suas folhas.

Já o córtex, formado a partir de células mortas, aparece na parte externa e visível da árvore, ou seja, no tronco. Sua principal característica é ser áspera. O processo de formação do córtex se dá a partir da porção viva da árvore. Ao longo do seu desenvolvimento, ela morre e se transforma, tomando o lugar da parte externa mais áspera do tronco.

Uso da casca na agricultura

Para os agricultores, fazer o reaproveitamento de cascas é uma excelente forma de adubar a terra de maneira orgânica. Seu uso é muito indicado para plantações sustentáveis, já que suas propriedades são capazes de ajudar o solo a se tornar mais fértil.

Qual a importância da casca?

As cascas de alimentos possuem os mais diversos benefícios, além de serem fontes ricas em proteínas e minerais. Isso porque ela ajuda a evitar o aparecimento de doenças, especialmente as gastrointestinais. E também contribuem para um melhor funcionamento do corpo, de maneira geral.

As cascas de frutas são as mais indicadas por nutricionistas devido aos seus benefícios. Entre as cascas mais nutritivas, podemos citar:

Ingerir a banana ainda com a casca pode ser algo não muito prazeroso. No entanto, reutiliza-lá pode trazer grandes vantagens, e ela pode ajudar na prevenção de sintomas e dor de cabeça e até de rugas no rosto.

Isso porque, quando triturada e aquecida por alguns segundos no microondas, pode ser aplicada na pele e gerar benefícios. Entre eles, prevenir o mal estar e reduzir a aparição de rugas e manchas na pele.

No caso da batata, além possuir alto teor de potássio, ferro e fósforo, sua casca é conhecida por ser uma grande fonte de vitamina C.

Na culinária, pode ser reaproveitada para produzir bolinhos. E, nas receitas em que todo o alimento é utilizado, o desperdício é evitado e o resultado é uma textura crocante – justamento pela presença da casca.

No caso das árvores, apesar de a parte externa da casca estar morta, sua importância é essencial. Isso porque é através dela que a retenção de água e a sua hidratação acontece. Além disso, ela possui um grande papel na proteção contra danos que animais ou pessoas venham à cometer.

Outro benefício dessa casca específica está no fato de o córtex evitar que agentes contaminantes – como germes e fungos – cheguem até a estrutura da planta e causem doenças. Dito isso, fica claro que o uso da casca de alimentos é vantajoso para melhor qualidade de vida de pessoas e plantações.

Sair da versão mobile