Ícone do site Agro20
Agricultura

Castanha portuguesa se torna mais popular na época de Natal

Além de compor pratos natalinos, a castanha portuguesa é fonte de nutrientes e vitaminas. O comércio de castanhas no geral pode aumentar nas vésperas das datas festivas, mas em especial essa castanha tem destaque por ser incluída em receitas doces e salgadas. Ela é preferida devido ao seu sabor suave quando comparada a outras castanhas.

A castanha portuguesa pode ser consumida cozida, torrada, combinando perfeitamente com sobremesas, pães e arroz a grega. Os seus valores nutricionais e peculiaridades trazem diversos benefícios a partir do seu consumo.

O que é castanha portuguesa?

Castanha portuguesa, de nome científico Castanea sativa, é uma árvore cujo fruto é comumente conhecido por ouriço. Cada fruto pode conter até duas castanhas. Eles são cheios de felpas quando verdes, lembrando o animal.

Quando o fruto amadurece, ele abre, enquanto ainda está preso aos galhos apicais da árvore, expondo as castanhas. Estas, por sua vez, possuem cor marrom avermelhada, um óleo que dá o aspecto reluzente em seu exterior, bem como formato achatado.

A castanha consumida nas datas festivas é a semente da castanheira. Já a árvore da castanha portuguesa, por sua vez, é de origem europeia. Ela pertence à família das fagáceas.

Ela é uma árvore frutífera que, apesar de seu clima original ser o temperado, se adapta bem aos mais variados tipos de clima: mediterrâneo, equatorial, tropical e subtropical.

Características da castanha portuguesa

Ela mede cerca de 25 metros de altura, possui a copa arredondada e caule liso, o que é de interesse para cultivo como planta ornamental. A folha lanceolada possui nervuras salientes e bordas dentadas.

Uma curiosidade desta árvore é a sua reprodução. As plantas são monoicas, ou seja, apresentam na mesma árvore flores masculinas e femininas, as quais podem ser identificadas com facilidade por suas diferenças visíveis.

As flores masculinas são estaminadas e, as femininas, pistiladas. Existem cultivares que podem formar das flores femininas até quatro castanhas pequenas. A temperatura ideal para o crescimento dos frutos é entre 25 e 30 graus Celsius.

Esses fatores favorecem a polinização e a fecundação cruzada entre plantas diferentes. Essa polinização é feita por insetos. A reprodução da planta se dá a partir do processo de zoocoria, que é a dispersão das sementes por animais.

Essas plantas são muito resistentes e, ao contrário do que se pensa, essa castanha não possui grande quantidade de substâncias oleaginosas.

Benefícios da castanha portuguesa

Os benefícios dessa castanha podem ser muitos. O óleo que compõe a massa das frutas é constituído de gorduras monoinsaturadas que combatem radicais livres. Assim, é possível inferir diversos benefícios como a prevenção ao desenvolvimento de tumores e câncer.

A ação antioxidante do óleo da planta, por sua vez, é uma forte aliada para evitar o envelhecimento celular, o qual pode causar o desenvolvimento de anomalias. Desta forma, também é eficiente para manter a saúde da pele.

Essa ação de combate aos radicais livres também corrobora para a manutenção dos níveis de colesterol no sangue, diminuindo o LDL, que é o colesterol ruim.

Desta forma, o alimento tem a capacidade de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares como a arteriosclerose e, consequentemente, diminuir os riscos de Acidentes Vasculares Cerebrais, os famosos AVCs. Assim, ela mantém a saúde do coração e ajuda a reduzir a pressão sanguínea, diminuindo também os riscos de infarto.

Além disso, a castanha é fonte de carboidratos como a amilopectina que auxilia no bom funcionamento do intestino, ajudando a manter o correto metabolismo para a digestão de alimentos.

É composta por proteínas, que são fonte de aminoácidos essenciais, os quais devem ser incluídos em uma alimentação saudável, e também é fonte de vitaminas do complexo E e vitamina C, auxiliando a manter a imunidade do organismo.

Também é fonte de cálcio, magnésio, manganês, entre outros, o que auxilia na fortificação de ossos, cabelos, unhas e também evita a fadiga muscular, aumentando o desempenho para execução de atividades físicas. Outrossim, quanto às calorias da castanha portuguesa, a cada 100 gramas consumidas, o valor energético equivale a apenas 195 calorias.

Cultivo da castanha portuguesa no Brasil

Apesar de a origem da castanha portuguesa ser europeia, o seu cultivo no Brasil ganhou força no ano de 1968, em que começou a construção de pomares com a espécie. Embora tenha sido mais frequente em São Paulo, a planta apresentou boas adaptações em todo o país. Atualmente, a China produz a castanha portuguesa nacional sendo o maior produtor castanheiro do mundo.

O preço da castanha portuguesa no Brasil pode variar entre R$14,00 e R$20,00 por 100 gramas entre as marcas industrializadas no mercado, podendo ser consumida por preços mais acessíveis quando encontrada a granel.

Como cozinhar castanha portuguesa?

Para o preparo de pratos com a iguaria, é importante saber as possibilidades e a forma correta de como cozinhar castanha portuguesa, bem como entende a melhor forma de como descascar castanha portuguesa. A partir daí, é possível consumir o alimento assado, cozido, entre outros.

Para descascar a castanha, basta fazer um corte em sua base e puxar a casca. Veja algumas opções de preparo da castanha:

A castanha em calda pode ser preparada após seu cozimento. O tempo para cozinhar as castanhas é em torno de 30 minutos. Após esse processo, elas podem ser descascadas e preparadas.

Adiciona-se em uma panela 4 xícaras de água e 1 xícara de açúcar refinado e, após levantar fervura, você deve continuar mexendo por 5 minutos. Assim, adiciona-se a calda as castanhas, mexendo até dourar. Deixar esfriar e servir.

Esse é o único jeito em que o consumo de castanha portuguesa engorda.

A castanha é um alimento com alto valor nutritivo e com inúmeros benefícios para quem a inclui na alimentação frequentemente. Ela pode ser encontrada juntamente a outros tipos de castanhas, o que é excelente para uma suplementação alimentar.

Além disso, a castanha portuguesa ainda pode ser consumida com granola, frutas, no preparo de alimentos, carnes, shakes, entre outros. O seu sabor é muito leve e, por este motivo, a castanha é muito versátil, podendo ser consumida doce ou salgada.

Sair da versão mobile