Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Caverna e a história por trás desta bela formação natural

O processo de formação natural da caverna

Usada pelos humanos primitivos como forma de abrigo ou para cultos, a caverna é uma das formações naturais que contam histórias, principalmente pelas artes rupestres em seu interior.

Encontrada em diversos Estados brasileiros, a caverna compõe as formações de diversos locais, marcados pela exploração, pelo turismo ou por atividades recreativas.

O que são cavernas?

Cavernas – furna ou gruta – é o nome dado a espécies de buracos rochosos de formação natural, onde há um canal de circulação de água pelas valetas (entrada) e pelas fontes (saída). Elas possuem formações verticais e horizontais, podendo ocorrer principalmente em rochas ígneas, sedimentares, metamórficas, além de recifes de coral e geleiras. Sendo assim, as formações acontecem por processos geológicos, como:

Portanto, os principais processo envolvem erosão, corrosão e colapso. Uma vez que a abertura das valetas é dada pela acidez do local e a erosão por meio de rios halogênios que alteram os canais subterrâneos. Cada tipo de caverna é formado de acordo com os processos que ela sofre, obtendo características diferentes.

O ecossistema da caverna é composto com uma fauna própria de ambientes mais escuros e sem vegetação natural. Morcegos, por exemplo, são exemplos de bichos que vivem nestes locais.

Antigamente, estes ambientes eram usados como locais de moradia e abrigo para o homem da caverna (o ser primitivo), que foi identificado pelas evidências, fósseis e desenhos rupestres.

O estudo das cavernas recebe o nome de espeleologia, abrangendo áreas da arqueologia, biologia, hidrologia e paleontologia. Além disso, as cavernas são de grande importância para a economia local, pelo fato do intenso ecoturismo.

Características da caverna

As principais características das cavernas são:

Classificação das cavernas

A classificação das cavernas é feita por meio:

Assim, é possível denominá-las através das características físicas e das atividades de análise realizadas através dos estudos.

Tipos de cavernas

Os tipos de cavernas que são mais comuns de serem encontrados são:

Importância da caverna

A importância destas formações está atrelada a conservação e preservação do ambiente, com o intuito de manter os sistemas agrícolas. Além disso, estudos voltados para atividades sociais e econômicos também são realizados por meio delas.

Dessa forma, elas funcionam como forma de turismo e lazer, ligada à práticas de recreação e esportes, preservando e conservando o ambiente. Por outro lado, são responsáveis por armazenar a água, fazendo o carregamento ou descarregamento de aquíferos. Além de conservar os minerais e formações geológicas raras.

Por meio das estrutura interna das cavernas é possível fazer pesquisa das espécies de animais, vegetais, fósseis, estudo dos povos antigos, através da arte rupestre e dos registros feitos nas paredes das formações. Sendo possível analisar a forma como esses povos viviam, como eram culturalmente e alguns de seus hábitos, seja a caça ou a pesca.

Cavernas brasileiras

No Brasil, diversas cavernas catalogadas que atraem principalmente a atenção dos turistas. As principais cavernas no Brasil são:

Além dessas, há muitas outras cavernas presentes no Brasil. Ao todo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Espeleologia, são 4652 cavernas registradas no território brasileiro. Minas Gerais é o Estado que mais possui cavernas cadastradas.

Curiosidades sobre cavernas

Uma das curiosidades sobre este tipo de formação é referente a fauna do ambiente. Os animais adequados para viver dentro das cavernas, possuem olhos definhados e, a grande maioria, são cegos. No entanto, possuem antenas longas e olfato muito apurado, para que sobrevivam às condições.

Nos meios de entretenimento, por exemplo, as cavernas aparecem em muitos desenhos, séries e filmes. É o caso da série de animação, a “Caverna do Dragão“. Ela conta a história de um grupo de crianças que vão a um parque de diversão e descobrem um brinquedo chamado de Caverna do Dragão. Assim que entram para brincar nele, são conduzidos até um mundo mágico e precisam da ajuda do Mestre dos Magos para que retornem para a casa.

Outra curiosidade relacionada, é o uso da caverna na Europa, utilizada para o cultivo de cogumelos, fabricação de queijo ou, até mesmo, como espécie de adega. Além disso, as correntes de ar e temperatura são constantes dentro delas.

Sair da versão mobile