Ícone do site Agro20
Agricultura

Cereais: Brasil é o terceiro maior país exportador global

O cereais, segundo dados da Organização das Nações Unidas, tiveram produção de aproximadamente 98 milhões de toneladas no Brasil em 2017

A população de todo o mundo gera uma alta demanda por alimentos, e é importante que seja atendida. Porém, com o mercado de cereais estabelecido, muitos produtores se planejam para produzir além da demanda, gerando assim uma sobra enorme de alimentos.

Visto essa alta na produção os grandes níveis de sobra de alimentos, durante o último período foi produzido um número aproximado de 2,5 bilhões de toneladas de cereais, soma muito superior à necessidade mundial, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

O que são cereais?

Os cereais estão entre os alimentos mais versáteis do mercado. Isso porque eles podem ser consumidos de inúmeras formas e combinados com uma variedade enorme de outros alimentos. Além da versatilidade na alimentação, todos os seus tipos também são reconhecidos por suas propriedades nutricionais, e figuram sempre entre os alimentos mais recomendados em dietas.

Isso porque eles contêm altas concentrações de nutrientes importantes para saúde, como:

Principais tipos de cereais

Produção de cereais no Brasil

Firmemente posicionado entre os maiores produtores agrícolas globais, o Brasil não poderia ficar fora das listas de maiores produtores de cereais. E a sua participação, que já era significativa, ficou ainda maior ao longo dos últimos anos. Segundo a ONU, o país está entre os que mais crescem em produção e exportação, seguido por nomes como a China, Índia e Indonésia.

Além disso, a grande competição entre duas potências da produção de cereais (China e Estados Unidos da América) abriu ainda mais espaço para o mercado brasileiro, garantindo seu bom posicionamento na corrida para a liderança na exportação do produto.

Sair da versão mobile