Ícone do site Agro20
Agricultura

Cerejeira é originária da Ásia e tem flores celebradas em diferentes países

cerejeira

Cerejeira é repleta de simbolismos e produz belíssimas flores e frutos

A cerejeira é uma árvore imponente, repleta de simbolismos e de histórias a respeito de sua origem e significado. Conhecida também como sakura no Japão, essa árvore chama a atenção pelas lindas flores de coloração intensa. A planta também é conhecida pela produção de cereja, fruto utilizado para decorar bolos e bebidas.

Além do Japão, a cerejeira também conquistou o povo brasileiro. As mudas da árvore vieram para cá por iniciativa do próprio povo japonês, que quis presentear o país por sua amizade e recepção. Em razão disso, ficou ainda mais evidente um dos mais conhecidos significados dessa planta: a fraternidade.

O que é cerejeira?

A cerejeira é uma árvore originária da Ásia que conta com diversas histórias por trás de seu surgimento. Para alguns, a planta representa a vida passageira de um samurai. Para outros, no entanto, seu fruto remete à sensualidade devido a sua coloração vermelha e intensa. Há. ainda, quem acredite que seu consumo está relacionado ao erotismo.

Na Índia, a flor de cerejeira é um símbolo sagrado da cultura e os indianos acreditam que nas casas, onde tem cerejeiras, nada lhes faltará.

No Japão, por sua vez, as pessoas têm o costume de ir ao parque para observar as flores, o hinami, durante o seu desabrochar. No país existe, inclusive, o Festival das Sakuras, um evento onde os japoneses dão uma pausa em suas atividades para contemplar as lindas flores cor-de-rosa.

Originário do Japão, o festival, hoje, já é realizado em diferentes países que contam com a árvore ao redor do mundo; inclusive no Brasil.

Algumas lendas também retratam o surgimento da cerejeira japonesa, a sakura. Reza a lenda que o seu nome remete a Konohana Sakuya Hime, uma princesa que caiu do céu próximo ao Monte Fuji e se transformou na belíssima flor.

Há ainda quem acredita que o nome da planta está relacionado ao cultivo do arroz. Isso porque parte de seu nome – a “kura” – remete ao grão, muito consumido pelos japoneses e considerado também como presente divino.

Características da cerejeira

Conforme já vimos, a cerejeira é uma árvore que pode ser encontrada no Brasil, no Japão, em países europeus e asiáticos. As cerejeiras são reconhecidas por seu tamanho – já que podem chegar a cinco metros de altura – e por apresentar folhas em formato redondo.

As plantas também se caracterizam pela casca avermelhada e pelo fato de suas folhas mudarem de cor conforme a mudanças das estações. Seu principal fruto é a cereja, no entanto, a árvore de cerejeira também produz madeira nobre.

A flor de cerejeira é belíssima e sua floração é repleta de flores rosas, púrpuras e brancas. Por isso, a planta também é frequentemente utilizada para ornamentar jardins.

Como plantar árvore de cerejeira?

A árvore de cerejeira japonesa gosta de solos profundos, férteis e úmidos, além de climas amenos e frios. No entanto, também pode se adaptar a outros climas, desde que seja beneficiada por 800 horas a 1000 horas de frio.

Isso é necessário em função do ciclo da planta, que hiberna no inverno, a fim de germinar suas flores e folhas logo no inicio da primavera.

Outro cuidado que a cerejeira japonesa requer é em relação a exposição ao sol. Embora ela não necessite do sol para germinar, pode haver uma floração maior se a planta estiver exposta a luz solar no período do seu desabrochar.

Para manter a beleza da árvore de cerejeira é necessário podá-la. Mas essa poda requer bastante cuidado para que isso não interfira na sua floração, e é indicado evitar cortar galhos mais grossos.

Passo a passo para o plantio

  1. Inicialmente, prepare o solo para receber a árvore de cerejeira e mexa a terra para que ela receba oxigênio;
  2. O próximo passo é deixar o solo fértil, já que as cerejeiras se desenvolvem bem em locais com maior fertilidade. Além disso, ela precisa estar bem firme na terra, para isso faça um buraco um pouco maior que a sua muda;
  3. Firme a árvore com uma estaca, onde ela irá se apoiar para crescer. Caso queira, adube o solo com compostos orgânicos;
  4. Molhe a planta pelo menos uma vez ao dia, mas lembre-se a árvore de cerejeira não gosta de solos encharcados.

Cereja, o fruto da sakura

A cereja é o fruto da cerejeira que apresenta um tamanho pequeno e arredondado. Existem diversas variedades de cereja na natureza, inclusive de diferentes cores, algumas delas podem ser consumidas, enquanto outras não. Dois tipos de cerejas merecem destaque, a cereja-doce e a cereja ácida.

A cereja doce é utilizada, principalmente, nas sobremesas e é servida in natura, mas também é usada para decorar doces, sorvetes e tortas. Já a ácida é mais voltada para preparação de conservas e bebidas, além de compotas.

A cereja é um alimento rico em cálcio, fósforo e vitamina A, que possui ainda propriedades diuréticas e refrescantes. No entanto, o consumo excessivo do fruto pode resultar problemas estomacais.

Curiosidades sobre a árvore de cerejeira no Brasil

No Brasil, a espécie de cerejeira mais conhecida é a chamada de Prunus campanulata. Algumas das suas características principais são não ultrapassar os 12 metros de altura e ter preferência pelo clima frio. Além disso, a árvore apresenta crescimento lento e um curto período de floração, que geralmente dura menos de uma semana.

Outras espécies de cerejeiras brasileiras são a cereja-do-rio-grande e o pêssego-do-mato; ambas árvores frutíferas. Além do Brasil, a cerejeira também é encontrada em outros países da América Latina.

No Brasil, assim como no Japão, também existe uma festa que celebra anualmente a germinação da flor de cerejeira. Reunindo amantes das flores características desta conhecida árvore, o evento ocorre na capital do estado de São Paulo, no bosque do Parque do Carmo.

O evento, conhecido como Festa das Cerejeiras, acontece todos os anos no mês de agosto, e tem como objetivo celebrar a chegada de flor de cerejeira. A festa, que conta com a organização da Federação Sakura e Ipê do Brasil, completou em 2019 mais de 40 edições.

Sair da versão mobile