Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Ciclo hidrológico: as etapas e a importância do ciclo da água

Como ocorre e qual a importância do ciclo hidrológico

O ciclo hidrológico ocorre de forma natural e diversa no planeta Terra. Ele é possibilitado, principalmente, pela incidência dos raios solares, da inclinação do globo e da força da gravidade.

Assim, o ciclo hidrológico é entendido como o movimento que a água faz por meio da natureza, sendo ele circular e constante.

O que é ciclo hidrológico?

Ciclo hidrológico – conhecido também como ciclo da água – consiste na troca constante da água presente na hidrosfera, entre a atmosfera, as águas das superfícies, das plantas, do subterrâneo e do solo. É um processo que faz-se necessário a energia solar e a força da gravidade, proporcionando mudanças no estado da água (líquido, sólido e gasoso).

Este ciclo pode ser dividido em dois tipos:

Como funciona o ciclo hidrológico?

Para que a água continue em constante alteração, ela passa por alguns processos de funcionamento. Dessa forma, as etapas do ciclo hidrológico são, basicamente:

Portanto, o resumo do ciclo hidrológico é constituído a partir dos raios solares juntamente com a evapotranspiração. Dessa forma, oferece energia para transportar a água da superfície até a atmosfera (evaporação).

Assim, junto a esta etapa do processo está acoplada a força da gravidade, em que a água compactada nas nuvens sofre precipitação. Após isso, a água presente no solo pode ou não atravessar a vegetação e o solo (interceptação), difundindo-se por caminhos de água até atingir os grandes mares, ou seja, os oceanos (escoamento superficial). Ou então, a água pode adentrar no solo por meio da infiltração e pelo escoamento artificial, através das rochas e fraturas terrestres.

Importância do ciclo hidrológico da água

A importância do ciclo hidrológico da água é, basicamente, fazer a manutenção e melhorar a qualidade de vida dos seres no planeta, principalmente no espaço físico e nos organismos com vida. A água é capaz de suprir a necessidade de todos os seres. Uma vez que a presença desta substância fornece o bom funcionamento do organismo.

Assim, ela é importante tanto para gerar energia, quanto nas produções voltadas para a agricultura, pecuária e agronegócio. Além disso, é totalmente necessária para as tarefas do cotidiano e até mesmo para as atividades empresariais ou industriais.

Com o ciclo hidrológico da água é possível saber qual o melhor período para fazer os plantios e colheitas, por exemplo. Além dela ser um dos principais fatores que regulam o clima e os fluxos, faz a renovação dos nutrientes e proporciona vida.

Sair da versão mobile