Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Cipreste italiano é opção para quem deseja plantar uma árvore em casa

ciprestes italianos em fileira. Céu azul

O cipreste italiano é uma árvore que não tem origem brasileira, mas que já se adaptou muito bem no país. É uma planta que possui características marcantes, com folhagem verde e diversos formatos.

O cipreste italiano tem origem na Itália e sul da Europa, e pertence a um grupo de árvores chamado coníferas. Sobretudo, aqui no Brasil, está presente em locais ornamentados, jardins, praças e espaços públicos. Existem diferentes tipos de ciprestes além do italiano, vamos conhecer dois deles:

Cipreste da Califórnia

Trata-se de uma árvore de origem norte-americana, vinda da Califórnia. Tem características comuns aos demais tipos da planta, tais como altura estimada que ultrapassa 20 metros; coloração verde escura das folhas; e se desenvolve em ambientes ensolarados e secos.

Cipreste dourado

Esse tipo de árvore também ficou conhecida no Brasil como pinheiro dourado. Ela possui um formato de pirâmide, com folhas escamosas e cores verde escuro e verde claro – que lembram uma coloração dourada.

Aliás, esse tipo de árvore tem um aroma forte, bastante característico dos ciprestes. É uma planta muito utilizada em espaços abertos, com bastante sol.

Como plantar um cipreste italiano

Os ciprestes se adaptam bem no frio, apesar de se desenvolverem melhor no sol. Logo, para que se acostumem com climas mais gelados, o plantio pode ser realizado no inverno. Frio rigoroso afeta demais a planta, então invista em períodos mais amenos para plantar a árvore. Conheça alguns cuidados no processo:

Três motivos para você plantar um cipreste italiano

Ainda está em dúvida sobre plantar uma árvore? Confira três motivos simples que vão te ajudar a tomar essa decisão.

  1. Manutenção da fauna brasileira: o Brasil é um país privilegiado quando o assunto é diversidade da flora. Contudo, todos nós podemos contribuir para a manutenção desse privilégio. Como? plantando uma árvore. É possível fazer dessa tarefa um momento de carinho e respeito com a natureza.
  2. Bem-estar: por falar em natureza, lá vem a qualidade de vida. Afinal, todo mundo gosta de descansar perto de uma árvore, não é? Com árvores, o ambiente fica mais aconchegante e prazeroso. 
  3. Ar de qualidade: nós sabemos que a qualidade do ar está diretamente ligada à preservação das árvores. Com tantos poluentes, nós devemos pensar em estratégias para diminuir os impactos. Por fim, plantar um cipreste italiano é contribuir um pouquinho para um ar mais puro e de qualidade.

 

Sair da versão mobile