Ícone do site Agro20
Agronegócio

Citrosuco é uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo

Citrosuco é empresa em constante processo de modernização e desenvolvimento

Não é novidade para ninguém o fato de que o Brasil é o maior produtor de laranja em todo o mundo; mantendo-se nessa liderança desde a década de 1980, quando ultrapassou os Estados Unidos e assumiu o primeiro lugar entre os maiores do mundo. E a empresa brasileira Citrosuco é um dos grandes nomes deste ramo no país.

Além de ser uma das mais conhecidas e respeitadas no seu ramo de atuação, a empresa é, hoje, responsável por 40% do suco de laranja exportado pelo Brasil. A produção da Citrosuco, no entanto, não é feita exclusivamente no Brasil. Isso porque, além das suas unidades brasileiras (localizadas em Matão, Araras e Catanduva, no estado de São Paulo); a empresa também conta com uma fábrica abrigada em Lake Wales, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Sabendo-se que as principais atividades da empresa são voltadas para a exportação; vale citar que ela também atua em toda a cadeia produtiva do suco de laranja. Assim, a Citrosuco (também conhecida pelo nome de ou Citrovita) não só produz o suco; mas também participa de todo o cultivo agrícola da laranja e a distribuição do produto.

Distribuição esta que é feita em todas as regiões do Brasil e as mais diversas do mundo. Além disso, é interessante ressaltar que esta empresa 100% brasileira e de capital fechado atua em mais de 100 países ao redor do globo.

Segundo a própria Citrosuco, atualmente eles contam com 47 unidades diferentes; sendo quatro delas fábricas, conforme citado anteriormente. O restante das unidades é dividido da seguinte maneira:

Eles ainda contam com cinco navios e 45 caminhões próprios, dedicados à logística do transporte de suco de laranja da marca.

História da Citrosuco

A empresa, que é controlada pelos grupos Fischer e Votorantim, iniciou os negócios com a construção de uma fábrica em Matão, no interior de São Paulo, em meados da década de 1960.

O curioso é que, desde o início, a empresa sempre investiu em inovação na área de infraestrutura e logística. Um belo exemplo ocorreu no ano de 1979, quando construiu câmaras frigoríficas para armazenamento de suco a granel em sua fábrica-matriz; algo considerado bastante avançado para a época.

Em meados da década de 1980, quando foi inaugurada uma fábrica em Limeira, no interior paulista, o grupo construiu um terminal próprio de armazenamento no porto de Santos. Este foi o primeiro grande passo para sua expansão internacional.

Atualmente, a empresa conta com terminais em outros quatro países:

Produção de laranja no Brasil

Quando falamos sobre a produção de laranja em território brasileiro, é importante destacar o estado de São Paulo. Isso porque ele, sozinho, corresponde a quase 80% de toda a produção da fruta em território nacional.

Dessa forma, não fica difícil entender o motivo de três das quatro fábricas da Citrosuco serem localizadas no estado.  E vale citar que, além de produzir toneladas do produto, a empresa ainda incentiva a concorrência no país.

Sair da versão mobile