Ícone do site Agro20
Agricultura

Como plantar brócolis: confira dicas práticas e importantes

Um vegetal bastante versátil, o brócolis é nutritivo e contém vitaminas, fibras, dentre outros componentes benéficos. Por isso, muitas pessoas procuram saber como plantar brócolis, para cultivar em casa.

Os detalhes de como plantar brócolis foram descobertos na Europa, local de origem do vegetal, que hoje já faz parte da mesa dos brasileiros.

Tipos de brócolis

De nome científico Brassica oleracea, o brócolis é uma hortaliça da família Brassicácea, a mesma da couve-flor, o repolho e couve-comum. Essa planta gosta de climas mais amenos, podendo ter sua produção prejudicada em locais onde o clima é mais quente.

Apesar disso, já existem cultivares com melhoramento genético que podem ocorrer em temperaturas mais elevadas, podendo ser plantadas o ano todo. No entanto, não é recomendado a fazer a colheita com temperaturas quentes ou com excesso de chuva na fase da formação da inflorescência.

No Brasil, por exemplo, há dois tipos de brócolis. O que diferencia um de outro é, basicamente, as características de cultivo.

Existem duas variedades mais conhecidas do brócolis ramoso no Brasil, o ramoso santana de inverno e o ramoso piracicaba de verão. Entretanto, se a intenção com o plantio de brócolis é vender aos consumidores, o mais indicado é cultivar o ramoso pois, além de mais produtivo, também é mais saboroso.

Como plantar brócolis em casa?

Para plantar essa hortaliça em casa, é preciso começar escolhendo a cultivar que melhor se adapta a sua região, levando em consideração também a época de cultivo. Assim, existem as sementes de inverno e de verão, que você pode encontrar em estabelecimentos agropecuários, mercados e estufas que vendam implementos de hortifruti ou distribuidores.

Após, as sementes podem ser desenvolvidas em copinhos ou bandejas de isopor, que vai facilitar o transplantio da muda mais tarde. O transplantio deve ocorrer cerca de 35 dias após o começo do cultivo, ou quando a planta já tiver entre quatro a seis folhinhas, é possível transplantar para o solo já preparado com alguns dias de antecedência (cerca de 10 dias).

O solo para brócolis pode ser preparado com nitrogênio, fósforo, potássio, além de boro e enxofre. O ideal é buscar ajuda de um profissional para analisar a área do plantio e então recomendar as doses exatas de cada insumo.

Já no campo, as mudas precisam de um metro de espaçamento entre linha e 0,5 entre as plantas. É provável que as plantas necessitem de reposição de nutrientes no solo pelo menos a cada quinze dias.

Ao final, o brócolis ramoso normalmente pode ser colhido após 75 dias depois do transplantio, enquanto o brócolis de cabeça pode levar até 110 dias.

Assim, para que o cultivo saia de acordo com o esperado, é aconselhável a orientação de um profissional da agronomia, para não ter erro na hora de aprender como plantar brócolis.

Sair da versão mobile