Ícone do site Agro20
Agricultura

Composto garante o crescimento saudável das plantações

Recorrer a um composto é prática para garantir qualidade nas plantações

Para crescer de forma saudável, as plantas necessitam de diversos nutrientes, como, por exemplo, oxigênio, carbono, fósforo, ferro e potássio. Mas nem sempre o solo apresenta quantidades suficientes dessas substâncias. Assim, para que as plantações cresçam, muitas vezes é necessário recorrer a um composto.

As plantas retiram do solo muitos macro e micronutrientes para se desenvolver. Quando morrem, os devolvem a ele. Mas, se a colheita é realizada, essa devolução não acontece. Então, os nutrientes que deveriam voltar ao solo, não são devolvidos, não acontece a conservação desse solo, gerando uma carência e tornando-o pobre com o passar do tempo. Assim, para que mais plantações cresçam de forma saudável, a agricultura tem que buscar um composto.

O que é composto?

Um composto nada mais é do que um fornecedor de nutrientes ao solo. É por meio dele que o solo volta a ser saudável e torna possível o crescimento de novas plantações. Ele pode ser formado tanto por matéria orgânica como inorgânica, resultando em dois tipos de compostos: o orgânico e o inorgânico.

Tipos de compostos

O que influencia na compostagem?

A compostagem é o processo de decomposição biológica da matéria presente dos resíduos vegetais e animais e envolve diversas espécies de micro-organismos e animais invertebrados e processos tanto físicos quanto químicos. É por meio dela que é possível obter o composto orgânico.

Por isso, tomar alguns cuidados durante esse processo é essencial para que o composto tenha uma ótima qualidade. Saiba quais são os fatores que mais influenciam nessa produção:

Sair da versão mobile