Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Corredores ecológicos ganham notoriedade por influenciar meio ambiente

Corredores ecológicos são importantes para a preservação e restauração do meio ambiente

Os corredores ecológicos são de imensa importância nos dias atuais, uma vez que está diretamente relacionado com a melhoria da qualidade do meio ambiente em diferentes regiões do Brasil.

Além disso, os corredores ecológicos visam facilitar no deslocamento de árvores, animais e diferentes tipos de vegetais. Desse modo, permitindo que cheguem a locais que antes não podiam chegar por conta de fatores importantes como o desmatamento.

O que são corredores ecológicos?

Eles diminuem os impactos causados por conta da divisão de ambientes, então os corredores interligam diferentes lugares para melhorar o acesso biológico de todas as regiões que o corredor tiver acesso.

Além disso, os corredores ecológicos ajudam na diminuição da morte de animais por atropelamentos. Pois, ao invés de atravessarem rodovias para acessar determinadas regiões, eles vão direto por essas rotas que fazem parte de seu habitat natural.

Em dias difíceis onde os desmatamentos se tornam cada vez maiores, essa prática dos corredores é vista como uma salvação em meio aos sérios problemas de meio ambiente. Com isso, essas regiões podem conter animais raros e que se preservados nesse ambiente, não terão sua extinção ocasionada.

Além disso, essa atividade ocasiona a volta dos animais a essas regiões que até então eram desmatadas e com futuro incerto.

No Brasil, a prática da utilização dessa prática teve origem juntamente ao início dos anos 2000. Segundo dados do IBAMA, o corredor Itenéz é um dos maiores de todo o território nacional.

A escolha de qual área terá um corredor ecológico deve ser estudada da melhor forma possível, pois caso feito da maneira errada, o projeto irá atrapalhar ao invés de ajudar na preservação.

Exemplos de corredores ecológicos

Os corredores ganham forma aos poucos no Brasil, por isso, nem todo espaço tem este título tão importante. Para ser considerado um corredor biológico, é necessário que o local seja reconhecido como qual pelo Ministério do Meio Ambiente. Exemplos:

Além destes corredores, existem outros que também são de imensa importância para o desenvolvimento biológico do país. Entre eles:

Juntamente ao governo do país, ONG’s especializadas neste assunto visam ideias de melhoria de corredores e suas propagações, para que assim o Brasil tenha um desenvolvimento como um todo.

É de suma importância entender as vantagens que certas utilizações biológicas trazem a nossa vivência diária, porém, é mais importante ainda enxergar as fraquezas e problemas que podem causar.

Desmatamentos atrapalham o equilíbrio do planeta por todos os lados. Por isso os corredores ecológicos são importantes. Visto que, além de darem equilíbrio biológico, também lidam com a melhoria de problemas vigentes no mundo, como o não desmatamento dessas regiões, não extinção dos rios e o controle climático.

Sair da versão mobile