Ícone do site Agro20
Agronegócio

Costelinha de porco é carne versátil e bastante saborosa

A carne é um dos alimentos mais presentes na mesa de todos os brasileiros e a costelinha de porco, sem dúvidas, é uma das mais populares entre elas

A costelinha de porco é um tipo de carne muito popular e de fácil combinação.

Assim, a costelinha de porco é muito popular nos finais de ano em certas regiões do país, onde é consumida cozida junto à lentilha ou até mesmo assada. Apesar de toda a parte simbólica, a carne é extremamente saborosa e uma das mais pedidas em restaurantes e demais lugares.

O que é costelinha de porco?

Costelinha de porco é um tipo de carne que geralmente é obtido através dos porcos criados de forma doméstica. Além disso, por conta desse cuidado ser doméstico e, de certa forma, um pouco mais “natural”, a carne de proco se tornou uma das carnes mais consumidas mundo afora.

A costelinha de porco é muito consumida na região Sul do País, sendo servida com diversos acompanhamentos, temperos, bebidas, etc. Inclusive, diz-se que é justamente na parte Sul que são servidas as melhores costelinhas de porco e também é de lá que geralmente surgem as suas variações.

Como é a carne mais consumida no mundo, a carne de porco desempenha um papel bem importante e estratégico na alimentação humana, afinal, representa aproximadamente 44% do consumo global, enquanto a bovina fica em 30% e a carne de ave em 24%.

Além disso, a costelinha de porco e a carne de porco em geral, é apontada por muitos especialistas como sendo a grande responsável pela produção mundial de carne. Inclusive, o Brasil tem sido considerado um dos maiores e principais exportadores e produtores da carne suína.

Cuidados antes de consumir a carne suína

Antes de consumir a costelinha, é preciso levar em conta alguns cuidados com a carne suína. Afinal, a carne suína traz diversos benefícios à saúde, mas, para que isso aconteça, é preciso que ela seja muito bem preparada.

1. Jamais deixe a carne mal passada

Seja a costela de porco ou outra parte, nunca se pode servir esse tipo de carne mal passada. Independente da forma de preparo ser frita, assada ou cozida, a carne de porco deve estar sempre muito bem preparada e sem nenhum resquício de sangue. Afinal, a carne mal passada do porco pode conter bactérias que serão bem prejudiciais à saúde.

2. Não misture a carne crua a outros alimentos

Também não é nem um pouco saudável misturar a carne suína crua com outros alimentos. Como foi visto no tópico anterior, a carne mal passada pode conter algumas bactérias indesejadas, logo, misturar a carne crua com outros alimentos somente piora a situação.

Quando dito “outros alimentos”, é referido aos alimentos que não serão cozidos, nem assados ou fritos. As folhas e verduras são os melhores exemplos disso.

3. Limão e vinagre

O limão e o vinagre não chegam a ser, de fato, ingredientes da receita, mas é sempre válido temperar a carne com algumas gotinhas de vinagre e um pouco do suco do limão. Esses ingredientes são ácidos e ajudarão a eliminar qualquer organismo que possa prejudicar a saúde.

Seguindo todos esses cuidados, é perfeitamente possível adquirir benefícios maravilhosos com a carne de porco, afinal, a mesma pode até mesmo retardar o envelhecimento das células humanas, prevenir doenças e aumentar a imunidade, inclusive a infantil.

Receitas com carne suína

Por ser um prato popular e muito apetitoso, as receitas com carne suína podem ser feitas das mais variadas formas. Acompanhe os métodos mais populares e deliciosos de como fazer costelinha de porco.

Costelinha de porco agridoce

Para essa receita, você precisará de 2 quilos de costelinha de porco, sal a gosto, molho de pimenta, molho de soja, suco de limão, açúcar mascavo, azeite, alecrim e alho picado.

Tendo todos os ingredientes em mãos, é só temperar a costela de porco com uma pasta homogênea. Deixar na geladeira por 1 hora, de preferência coberta com um plástico filme. Depois disso, é só colocar em uma assadeira e levar ao forno.

É indicado deixar a costelinha de porco agridoce coberta com o papel alumínio por, pelo menos, uma hora. Depois retire o papel e deixe assar por mais uma hora.

Costelinha de porco caramelizada

Os ingredientes para preparar a costelinha de porco caramelizada são: ¼ de xícara de água, molho shoyu, cebolas picadas em tamanhos grandes, alho, gengibre descascado do mesmo jeito que a cebola, sal a gosto, caldo de frango (o tablete), água (1 litro), alecrim, óleo, 1 ½ glucose de milho dourada e cebolinha verde.

Pegue um processador e coloque dentro dele a água, o molho shoyu, as cebolas, o alho, o gengibre, o sal, o caldo de frango e bata até estarem bem picados e misturados. Depois, transfira a mistura para um saco plástico, acrescente a costelinha de porco picada e deixe descansando na geladeira por 12 horas.

Na panela de pressão, coloque a água, a sálvia, o alecrim, o sal e a costelinha que estava dentro do saco plástico. Leve ao fogo por 20 minutos até pegar pressão. Depois retire o vapor e a costela da panela.

Em seguida, basta colocar três xícaras de óleo e a medida da glucose de milho, levar ao fogo e deixar borbulhar. Abaixe o fogo e coloque os pedaços de costela já cozidas e temperadas e deixe caramelizar por 15 minutos, mais ou menos. Depois é só escorrer a glucose e servir.

Costelinha de porco na Airfryer

Essa receita é bem mais fácil e requer apenas alho, suco de limão ou vinagre, colorau ou páprica, sal e pimenta a gosto.

Basta cortar a costela, deixando-a sem o osso, temperar com os ingredientes escolhidos e deixar marinar por alguns minutos. Depois é só colocar na Airfryer por 25 minutos a 200 °C.

Além disso, lembre-se de ir virando o alimento para ficar dourado dos dois lados. Deixe a costelinha de porco na Airfryer o tempo que achar que está ao seu gosto.

Costelinha de porco na panela de pressão

Muitíssimo mais fácil do que a receita anterior, a costelinha de porco na panela de pressão precisa apenas que a costelinha seja temperada a gosto e levada à panela de pressão junto ao suco de meio limão. Então, basta misturar, deixar pegar pressão e não acrescentar água.

Depois é só retirar a panela do fogo, deixar sair a pressão e devolver novamente no fogão para que a carne fique dourada.

Tempero para costelinha de porco

A carne de porco é a mais divertida de se temperar e colocar novos ingredientes. Afinal, o tempero para costelinha de porco fica muito mais delicioso quando incrementada com um sabor especial. Dessa forma, uma das melhores receitas para carne de porco é:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, deixe na geladeira de um dia para o outro e tempere a costelinha de porco.

Sair da versão mobile