Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Dália é flor mexicana muito utilizada dentro do paisagismo

Os tipos de dália são reconhecidos mundialmente devido ao tamanho da flor e grande variedade de cores

As flores de dália são grandes, exuberantes e coloridas. Assim, é possível montar belos projetos de paisagismo com a espécie, tanto em canteiros como em floreiras ou vasos.

A dália se adapta muito bem ao clima de diferentes regiões, contudo, alguns cuidados são necessários. Excesso de água ou vento, por exemplo, podem prejudicar o seu desenvolvimento.

O que é dália?

Dália é o nome de uma planta muito utilizada em paisagismo e trabalhos ornamentais, devido à beleza de suas flores. Também chamada de dahlia, é uma planta geralmente de porte pequeno, ou médio. Quando adulta, a espécie pode alcançar até 1,5 metro.

O vegetal teve sua origem no México e, assim, é muito popular nos países subtropicais, onde se adapta muito bem ao clima. Conforme a história, os primeiros povoados a cultivarem a planta foram os índios astecas.

Anos mais tarde, então, com a chegada dos europeus e colonizadores, a planta foi levada para a Europa, onde conquistou muito espaço. A espécie se desenvolveu bem no clima temperado e passou a ser cultivada nos países mais frios também.

Atualmente, portanto, existem milhares de variedades da flor dália, entre espécies nativas e híbridas. As flores chamam a atenção devido aos formatos e cores.

Quais os tipos mais conhecidos de dália?

Diferentes tipos de dálias tomam conta de jardins e áreas ornamentadas pelo mundo. Contudo, algumas flores chamam mais a atenção devido a sua popularidade. Confira algumas mais conhecidas:

Como plantar dália

Existem duas formas principais para o plantio de dália: por meio de sementes ou tubérculos.

As sementes, então, geralmente são comercializadas com várias cores misturadas. Já através de tubérculos, então, é possível determinar a cor da flor antes da plantação. Assim, é possível montar um canteiro ou um ornamento com diferentes colorações.

Uma dica é comprar tubérculos maiores, que consequentemente irão produzir flores maiores e mais protuberantes. Além disso, é importante escolher exemplares saudáveis, sem pontas secas ou escurecidas.

A espécie gosta de bastante luz, portanto, escolha o lugar adequado. Outro ponto importante é proteger as mudinhas de vento forte. Isso porque, como as flores de dália são grandes, elas acabam se tornando pesadas e podem acabar quebrando os galhos.

Sair da versão mobile