Ícone do site Agro20
Agricultura

Doenças do tomateiro podem ser causadas por fungos e bactérias

Doenças do tomateiro podem ser causadas por diversos fatores e ocasionar perdas significativas

O tomate é uma fruta delicada e por isso, pode ser prejudicada com facilidade por doenças. As doenças do tomateiro podem ser causadas por fungos, bactérias, vírus e nematoides, além de distúrbios fisiológicos.

Por isso, a plantação de tomates, assim como outros cultivos, exige acompanhamento para tratar as doenças do tomateiro assim que surgirem.

Muito presente nos estados de Goiás e Minas Gerais, o cultivo de tomates exige cuidados diários e acompanhamento para monitorar se surgem algumas doenças do tomateiro. Contudo, o tomate é suscetível a várias doenças e pragas que podem trazer prejuízos ao produtor.

Algumas das mais conhecidas doenças do tomate causadas por bactérias são, entre outras:

Entretanto, para o controle é preciso utilizar variedades resistentes, eliminar os restos culturais após a colheita e utilização de fungicidas específicos.

Ademais, também existem as doenças causadas por fungos, que são muito prejudiciais a cultura e devem ser evitadas com manejo preventivo. São doenças que podem causar perdas na produção e, entre elas, podemos citar:

Entretanto, também pode acontecer de problemas fisiológicos e viroses atingirem o tomateiro, resultando em deficiência de nutrientes.

Principais doenças do tomate

Algumas doenças causadas por bactérias:

Prevenção de doenças no tomate

Fica claro, portanto, que para obter sucesso na produção de tomates é preciso tomar alguns cuidados e estar sempre atento. Principalmente em relação ao manejo preventivo de pragas e doenças do tomateiro, evitando o surgimento de problemas e a necessidade de medidas para reverter situações que provoquem prejuízos futuros.

Sair da versão mobile