Ícone do site Agro20
Veterinária

Engenharia genética: biotecnologia e importância para os seres humanos

A introdução e as vantagens da engenharia genética na vida dos seres

A engenharia genética tem sido inserida nas áreas de agricultura, pecuária e medicina. A tecnologia do RNA recombinante inclui a manipulação, transferência e isolamento para a produção de novos elementos ou aprimoramento dos existentes.

Assim, utilizando a biotecnologia na manipulação do genoma de um organismo, a busca pela engenharia genética tem crescido nas últimas décadas. Além disso, fertilização in vitro, clonagem e transgênicos também são exemplos de engenharia genética.

O que é engenharia genética?

Engenharia genética são as recombinações e manipulações dos genes que consistem na reprodução, reformulação, criação e restituição de animais e vegetais. As técnicas desta engenharia constituem áreas científicas como a biologia molecular, bioquímica, genética, etc.

Para que a manipulação genética pudesse acontecer, foi necessário o descobrimento de algumas enzimas, como:

Exemplos de produções da engenharia genética:

Vantagens e desvantagens da engenharia genética

A engenharia genética acumulou vantagens e desvantagens com o seu desenvolvimento ao longo dos anos. Devido isso, surgiu o questionamento de até qual ponto o homem pode interferir no ambiente e na seleção natural. Alguns exemplos de vantagens e desvantagens da alteração genética são:

Vantagens da engenharia genética:

Desvantagens da engenharia genética:

Como a engenharia genética é aplicada?

Agricultura, animais, microorganismos e plantas, por exemplo, são algumas das áreas em que a alteração genética é aplicada. A produção de hormônios do crescimento, insulina, proteína, biocombustíveis e alimentos geneticamente modificados pode ser encontrada em larga escala devido ao desenvolvimento da engenharia genética.

A engenharia genética aplicada aos animais possibilita que novos modelos sejam criados para estudo de algumas doenças como ansiedade, depressão, câncer, mal de Parkinson e obesidade.

Entretanto, a engenharia genética na agricultura se aplica melhorando as variedades e características vegetais ou a produção de proteínas inexistentes naquela espécie. Por exemplo, alguns alimentos passaram a ser mais resistentes à presença de insetos, vírus e herbicidas.

Sair da versão mobile