Ícone do site Agro20
Agronegócio

Enologia: produção de vinho tem espaço no mercado e atrai universitários

Enologia é prática rentável e promissora no país, e universidades especializadas vem surgindo a cada dia

A enologia é uma das principais ciências do país. Uma vez que seu foco está relacionado ao trabalho de produção e conservação de vinho. Diferente da viticultura, que foca no cultivo da uva.

A enologia foi uma das principais práticas responsáveis pela popularização do trabalho. O estudo enologia ainda é pouco conhecido no país; no entanto, cada vez mais enólogos – produtores de vinho – vem surgindo no Brasil.

O que é enologia?

A enologia é uma prática voltada para a execução do vinho, desde o momento que sai da colheita para a produção. Desse modo, as uvas chegam as fábricas para o seu processo de transformação na bebida, sendo:

Curso de enologia

Não apenas crescendo no âmbito universitário, a enologia também vem ganhando espaço com pequenos cursos didáticos para entender o processo da produção de vinho e como diferenciá-los na degustação. O curso é muito requisitado por pessoas que são amantes da cultura do vinho e que querem entender a sua prática.

Com a recente procura a universidades de enologia e o avanço da indústria do vinho, o país passou a ser conhecido como  um consumidor assíduo da própria produção. Visto isso essa demanda interna, o mercado internacional passou a ver o vinho brasileiro como um negócio rentável à eles. De acordo com  o Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, o Brasil teve crescimento na exportação de vinho. Cerca de 44% durante o ano de 2018.

Sair da versão mobile