Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Enxame de abelhas: inteligência e renovação dentro da colmeia

Enxame é um substantivo utilizado para descrever o coletivo de insetos. Refere-se, principalmente, às abelhas.

A palavra enxame muitas vezes é diretamente associada à uma grande quantidade de abelhas. Quando pensando em enxame, logo vem à mente nuvens de abelha voando pelo céu. Entretanto, o substantivo também pode ser utilizado para nomear coletivos de outros insetos, como por exemplo enxame de gafanhotos e marimbondos.

Além disso, enxame ainda é utilizado como sinônimo de abundância, quantidade. Até mesmo de forma exagerada. Popularmente a palavra também pode ser utilizada em seu sentido figurado. Quando alguém utiliza a expressão “um enxame de pessoas”, por exemplo, está se referindo a um local abarrotado, lotado por uma multidão.

O que é enxame?

Enxame normalmente é a palavra utilizada para coletivo de insetos. Um enxame de abelhas, por exemplo, é composto por uma rainha, abelhas operárias e machos.

Ocasionalmente, quando a colmeia está muito populosa, a abelha rainha – acompanhada de outros indivíduos – abandona seu grupo e voam procurando um novo lar. O grupo é normalmente visto formando um enxame no céu.

Cuidados com o enxame de abelhas:

Dica importante em enxames

Um grupo de abelhas representa o nascimento de uma nova colmeia. Entretanto, é preciso tomar cuidado com os insetos, pois podem ser bastante agressivos e protetores. As abelhas podem causar sérios problemas de saúde e até mesmo a morte, principalmente em alérgicos.

Ao ferroar alguém, a abelha deixa o seu ferrão na pessoa e morre. Este processo solta um feromônio que é sentido pelas outras abelhas. Como forma de proteção, elas seguem o cheiro e continuam atacando a vítima.

A dica é correr em zigue-zague para despistar as abelhas. Se a quantidade de insetos for muito grande, também é possível se esconder num córrego, ou se jogar no chão.

Curiosidades sobre as abelhas

Elas são animais extremamente inteligentes com uma capacidade incrível de viver em grupos. Em cada colmeia vivem milhares de abelhas, cada uma realizando sua função dentro do coletivo.

As abelhas são as principais polinizadoras das plantas do mundo. Especialistas garantem que se as abelhas entrassem em extinção, os humanos não sobreviveriam por muito mais tempo. Isso porque elas são responsáveis pela reprodução e proliferação de infinitas plantas, sendo a base, portanto, da cadeia alimentar.

Dentro de um enxame, as abelhas vivem em média 45 dias. Elas defendem umas às outras e, quando encontram alimento, ensinam o caminho para o restante da colmeia.

Sair da versão mobile