Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Erosão do solo e o seu impacto nas produções agrícolas

A erosão do solo e as suas consequências para o agronegócio

Quando ocorrem agravamentos e modificações de processos naturais, os efeitos da erosão do solo estão propensos a serem mais profundos e destrutivos.

Conhecida como a principal causa da erosão do solo, as chuvas, ao atingir o solo de maneira constante, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do campo, causando o deslocamento da terra. O vento e as mudanças climáticas, no entanto, também influenciam para que aconteça a erosão.

O que é erosão de solo?

Erosão do solo é o processo de desgaste, deslocamento, transporte e sedimentação da terra ou de rochas de uma superfície. É um evento que pode ocorrer por conta de fenômenos da natureza ou pela influência dos seres humanos. As chuvas; o desgaste natural das rochas; a erosão pelo mar e as ondas; as inundações no local; e a raspagem causada pelo vento são, portanto, alguns dos agentes responsáveis pela erosão.

Tipos de erosão

A erosão do solo pode ser dividida em diferentes tipos, e cada um deles acarreta consequências e impactos variados. A água é, geralmente, a principal responsável por esse tipo de erosão, conforme é possível entender a seguir:

Erosão pela água

Erosão causada por outros elementos da natureza

Como evitar a erosão do solo

É recomendado utilizar a menor quantidade de máquinas possível para evitar qualquer descompactação do solo. Além disso, é indicado fazer uso do plantio direto, tendo em vista que, com ele, se evita o uso abundante de agroquímicos (um dos maiores influenciadores da erosão).

Uma boa irrigação é importante para nutrição e a manutenção do solo. Por isso, deve ser feita a drenagem para evitar que se estoque água em um só lugar. E também para impedir que ocorra a erosão por encharcamento.
A erosão do solo pode ser evitada se havendo educação ambiental e consciência individual. Isso porque ter a consciência de não retirar coberturas e vegetais do solo sem necessidade e priorizar o planejamento correto de construções como rodovias, túneis, prédios e hidrelétricas são boas maneiras de evitar o deslocamento da terra. Além disso, o monitoramento constante das mudanças do solo e cuidado como o do reflorestamento de áreas devastadas também ajudam na preservação do solo.

Sair da versão mobile