Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Espeleologia desvenda as particularidades de cavernas naturais e grutas

Tão antiga quanto o próprio homem, a espeleologia enfatiza a ciência e a ecologia

Em um primeiro momento espeleologia pode parecer algo como o estudo do espelho, mas não é.

Existente desde os primórdios da civilização, a espeleologia é uma atividade técnico-científica que envolve diversas áreas do conhecimento.

O que é espeleologia?

Originada nos vocábulos gregos spelaion (caverna) e logos (estudo), espeleologia é o estudo das cavernas e cavidades do mundo subterrâneo. Isto é, investiga a morfologia e a topografia das cavernas para entender como surgiram. Também analisa a fauna, flora e rastros de seres humanos pré-históricos encontrados nesses locais.

Por isso, é uma ciência que abrange conhecimentos sobre antropologia, arqueologia, biologia, geografia e geologia, além de rapel e alpinismo. Afinal, exige conhecimentos técnicos, mas também esforço físico.

Tão antiga quanto o próprio homem, a espeleologia foi usada na pré-história por antepassados que buscavam proteção nas cavernas. Lugares que eles usavam como armazéns e até mesmo túmulos funerários.

Embora atraia, hoje, muitos jovens aventureiros, a espeleologia é um estudo que enfatiza a ciência e a ecologia. Os profissionais que atuam nessa área são chamados de espeleólogos e têm a responsabilidade de minimizar a deterioração gradual de cavernas descobertas.

Evolução da espeleologia no Brasil e no mundo

A partir do século 19, a espeleologia evoluiu como estudo científico graças ao francês Edoaurd Alfred Martel, considerado o pai dessa ciência. Já no Brasil, só ganhou forças a partir de 1835, através das pesquisas realizadas pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund em Lagoa Santa e Curvelo.

Tipos de espeleologia

Existem diferentes tipos de espeleologia, dependendo dos locais onde o estudo é praticado. Na espeleobuceo, por exemplo, a exploração é realizada em locais subaquáticos. Já na espeleologia Kárstica, em buracos em pedras provocados por correntes de água.

Ou seja, o campo de estudo é bastante amplo no Brasil. Só no país, existem mais de cinco mil cavernas catalogadas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia. A maior delas se chama Toca da Boa Vista, está localizada em Campo Formoso (BA) e tem 100 km de extensão.

Estima-se que ainda existam milhares delas ainda não descobertas. Isso mostra a importância do estudo, que não só explora esses ecossistemas e seus espeleotemas, como também ajuda a preservar esses locais.

O que são espeleotemas?

Espeleotemas é uma palavra que vem do grego: spelaion significa caverna e thema depósito. Identifica as diversas formações minerais existentes em cavidades naturais, como estalactites e estalagmites. Também pode facilitar a aferição do tempo de existência de uma caverna ou gruta através da análise das camadas de deposição formadas.

Onde aprender sobre espeleologia

Existem escolas especializadas na formação profissional e tecnológica e também centros especializados que oferecem curso de espeleologia. Duas delas são o Instituto Minere e o Centro Especializado voltado ao Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (CECAV).

As duas formações foram criadas para aprimorar os instrumentos de gestão ambiental do patrimônio espeleológico e a capacitação técnica para licenciamento ambiental de empreendimentos que conflitem com a sua preservação. Os conteúdos abrangem, no âmbito da espeleologia, os procedimentos, estudos, legislação e técnicas para regularização ambiental.

Sair da versão mobile