Ícone do site Agro20
Agronegócio

Estrogonofe possui várias versões e é simplesmente uma delícia

Originado da culinária Russa, o estrogonofe foi criado em meados do século XIX. Ele consiste em um prato com carne cortada em cubos e misturado com creme de leite. Assim, o prato acabou ficando muito popular mundo afora, principalmente nos países europeus, norte-americanos e no Brasil.

O estrogonofe, desde então, vem sofrendo diversas alterações, sendo produzido até mesmo sem a carne, como uma opção saborosa para veganos e vegetarianos.

O que é estrogonofe?

Estrogonofe é um prato que foi inicialmente criado por Elena Molokhovets, como sendo um estrogonofe simples.

A primeira receita para dar a origem do estrogonofe como conhecemos hoje surgiu a partir dos cubos de carne embebidos em molho de mostarda e caldo de legumes. Naquela época, ainda não existia a variação da receita com o molho de tomate e cebolas, e o creme de leite dava lugar ao creme azedo.

Foi somente em 1912 que as cebolas começaram a ser adicionadas em formato de rodelas e o extrato de tomate misturado à carne e ao creme azedo. A origem de misturar a batata palha também vem daquela época, em que a batata era uma decoração tradicional em qualquer prato russo.

Outra versão surgiu em 1938, a qual incluía bife e cebola, sendo o extrato de tomate e a mostarda, opcionais.

A popularização do estrogonofe se deu, de fato, após a derrota do Império Russo. Assim, a partir desse momento, muitos restaurantes e hotéis da China começaram a comercializar e servir o estrogonofe. Dentro da China, viviam outros russos e também alguns americanos que começaram a fazer combinações com a receita.

Mas foi somente nos anos 50 que essa comida foi ficando mais popular e sofisticada, portando os champignons, ideia do restaurante Maxim’s.

Outrossim, hoje, já bem popular no Brasil e demais lugares, existem ainda diversas variações, chegando a ser utilizada a carne de frango ou a carne de camarão para estrogonofe de camarão no lugar da carne bovina.

Principais tipos de estrogonofe

Decidir quais são os melhores tipos de estrogonofe não é uma tarefa fácil, afinal, esse prato satisfaz o paladar dos amantes da carne e até mesmo daqueles que não simpatizam muito com ela. Para o prazer de veganos e vegetarianos, uma das evoluções e modificações do estrogonofe é justamente a versão sem carne.

Outro fator muito interessante é que o estrogonofe é um prato muito simples de preparar e não há segredos quanto aos seus acompanhamentos, que geralmente são o arroz e a batata palha. Assim, isso já torna tudo mais fácil, ainda mais quando é preciso cozinhar para uma quantidade maior de pessoas.

Além do estrogonofe de carne, igualmente conhecido como estrogonofe tradicional, outras receitas diferenciadas são o de frango, o vegano, o com champignons e até algo bem inusitado, que é o pastel de estrogonofe.

Estrogonofe de frango

Para os ingredientes do estrogonofe de frango, será necessário:

Para o preparo, refogar em uma panela o frango, maionese, alho, sal e pimenta. Dessa forma, em uma frigideira, coloque a manteiga e deixe a cebola fritar e, após isso, junte o frango já temperado.

Adicione os cogumelos, a mostarda, o ketchup e o creme de leite. Outrossim, tire do fogo antes de ferver completamente e sirva com arroz branco.

Estrogonofe vegano

Os ingredientes são:

Para o preparo do estrogonofe vegano, refogue a cebola e o alho, junte os cogumelos e o palmito e deixe refogando por 1 minuto. Logo em seguida, adicione o sal, a pimenta, os tomates, a mostarda e o ketchup e misture até ficar homogêneo. Depois, basta colocar o creme de leite e tirar do fogo antes de ferver.

Como é de origem vegana, é indicado certificar de que os ingredientes do estrogonofe não são de origem animal. Assim, essa é considerada a melhor e mais fácil receita de estrogonofe para quem não se alimenta de carnes.

Estrogonofe de champignon

Essa receita de estrogonofe de champignon é muito semelhante à versão vegana.

Para o preparo, refogue a cebola e o alho, junte o champignon e deixe refogar. Além disso, adicione o sal, a pimenta, o molho de tomate, a mostarda e misture até ficar homogêneo. Depois, basta colocar o creme de leite e tirar no fogo antes de ferver.

Pastel de estrogonofe

Para o pastel de estrogonofe, acrescente na panela a carne e a cebola, deixe fritar e adicione o sal. Depois que a carne pegar o gosto do sal, adicione o molho de tomate e o creme de leite, desligando antes de engrossar. Agora, basta colocar no centro da massa de pastel, selar e fritar.

Como fazer estrogonofe?

Como é possível observar, estamos falando de um prato que possui uma base. Assim, são apenas alguns detalhes que mudam no momento de como fazer estrogonofe. Por exemplo, existem pessoas que gostam de adicionar duas colheres de conhaque para poder flambar.

Apesar disso, muitas pessoas não têm experiência com o ato de flambar e preferem seguir com a receita normalmente para não correr riscos, que é o mais indicado.

A receita, até hoje, passa por mudanças e experimentos novos, como foi possível observar pelas receitas. Dessa forma, ingredientes que ultimamente têm sido muito incluídos na receita são o milho e a ervilha.

Independente se for com carne ou sem, a refeição tem basicamente sempre os mesmos ingredientes:

Faça sua própria versão de estrogonofe e delicie-se!

Sair da versão mobile