Ícone do site Agro20
Veterinária

Febre aftosa: os impactos econômicos e os riscos para a saúde dos seres

Febre aftosa tem impactado a economia nacional e prejudicado o desenvolvimento dos animais

A febre aftosa tem grande impacto na economia. Portanto, contaminando animais e humanos, a doença compromete a importação e exportação de bebidas e alimentos em países que passam pelo surto.

Os surtos de febre aftosa entre os animais prejudicam rapidamente todo o rebanho. Dessa forma, o grande problema dos surtos estão em torno do risco que eles oferecem para a economia da pecuária, atrapalhando o comércio exterior.

O que é febre aftosa?

Febre aftosa é uma doença viral e contagiosa que afeta principalmente os animais suínos, ovinos, caprinos e bovinos. A doença é provocada pelo agente do vírus RNA, da família Picornaviridae de gênero Aphtoviru, através do contato com as secreções e excreções do animal infectado. A contaminação em humanos, por exemplo, é feita por meio do consumo de leite ou alimentos infectados pelos animais.

Tipos de sorotipos da febre aftosa

Ao todo, existem sete sorotipos do vírus da febre aftosa. São eles:

No Brasil, entretanto, os sorotipos mais comuns do vírus são o O, A e C.

Como é o contágio da febre aftosa?

Os animais infectados transmitem o vírus através do leite, saliva, sêmen, fezes e urina ou seja, pelas excreções e secreções. O vírus também pode ser conduzido pelo ar e pelas pessoas, transmitindo a doença para os animais, embora água, alimentos e leite também possam ser contaminados e transmitirem a doença.

Portanto, o vírus da febre aftosa é duradouro e pode resistir por muito tempo na medula óssea, no pasto e no couro, até mesmo após a morte do animal.

Sintomas

Os sintomas da febre aftosa em animais se manifestam de maneiras distintas no organismo de cada deles. Os mais comuns são:

Por outro lado, estes sintomas também podem resultar em pouca produtividade e imunidade baixa dos animais, tornando assim mais fácil o contágio de outras doenças. As vesículas nas tetas, por exemplo, fazem com que a produção do leite seja prejudicada.

Vacinação

A vacinação é de responsabilidade dos donos do rebanho e é obrigatória entre os animais, como o intuito de prevenção e eliminação da doença. Portanto, para que seja feita a vacinação é necessário que o proprietário dos animais preencha uma declaração e entregue junto a nota fiscal das vacinas ao serviço veterinário correspondente do seu Estado.

As estratégias de vacinação são divididas em:

Febre aftosa em humanos

A febre aftosa é considerada uma zoonose pela possibilidade (rara) de contaminar humanos. Regiões rurais, crianças e idosos com baixa imunidade, por exemplo, são os mais vulneráveis a serem contaminados pela doença.

O contágio se dá pelo consumo de leite não pasteurizado, consumo de carne contaminadas ou pelo contato com as secreções do animal infectado. Os sintomas da febre aftosa em humanos envolve:

O diagnóstico da febre aftosa em humanos é feito através de exames físicos e exames de sangue. Dessa forma, o tratamento é feito a base de remédios analgésicos, ingestão de líquidos e repouso diário.

De fato, manter a vacinação em dia, higienização do ambiente de trabalho e das vestimentas são considerados fatores importantes para a prevenção da doença. A febre aftosa é prejudicial não somente para os animais, mas também para humanos, para a região que estão localizados e para a economia do país, ou seja, interfere na importação e exportação de produtos gerados por eles.

Sair da versão mobile