Nutritivo e deliciosos, o feijão carioca é uma marca registrada do Brasil
O feijão carioca tem lugar cativo na mesa de milhões de brasileiros durante praticamente o ano todo.
Seja em dupla com o arroz branco, ou acompanhando outras receitas, o feijão carioca é um grão que não pode faltar em todas as refeições.
O que é feijão carioca?
Feijão carioca é uma leguminosa pertencente à família Fabaceae, assim como outros tipos de grãos bastante conhecidos. Essa é a mesma família do grão de bico, lentilha, fava, mas apesar dessa diversidade, nem todos recebem o nome de feijão.
O popular feijão carioca é, juntamente com o feijão preto, o tipo mais consumido em todo o país. É também a variedade mais consumida nas casas, restaurantes, bares ou qualquer outro estabelecimento que sirva refeições aos seus clientes.
Qual é a origem do feijão?
Os feijões figuram entre os alimentos mais antigos do mundo, assim como o pão, o vinho e o mel, para citar apenas alguns. Por isso, é muito difícil dizer com exatidão onde e quando o feijoeiro passou a ser cultivado pelo homem.
Uma das hipóteses é de que os feijões seriam nativos da Mesoamérica, cerca de 7.000 a.C. Essa região viria a se tornar parte do continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até a América do Sul.
No entanto, existem indícios do cultivo e consumo de feijões tanto no Egito antigo quanto na Grécia. Portanto, afirmar que o feijão faz parte da história e da evolução da humanidade não é nenhum exagero.
Quais são os nutrientes encontrados no feijão?
O feijão carioca, assim como outros tipos de feijão, é conhecido por ser extremamente nutritivo. Não é à toa que o seu consumo é recomendado para pessoa de todas as idades, principalmente para as crianças.
Veja a seguir uma lista com os principais nutrientes do feijão carioca:
- Vitaminas do complexo B;
 - Proteínas;
 - Ferro;
 - Antioxidantes;
 - Fibras;
 - Carboidratos.
 
Quais são os benefícios do feijão carioca para a saúde?
O consumo diário do feijão carioca pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Por isso, é importante que ele faça parte da sua dieta, mesmo que apenas em alguns dias da semana.
Confira abaixo alguns dos benefícios do feijão carioca para o organismo:
- Combate a obesidade;
 - Prevenção contra cáries;
 - Melhora o trato intestinal;
 - Controle do colesterol;
 - Controle da diabetes;
 - Prevenção de doenças degenerativas;
 - Prevenção do câncer.
 
Outros tipos de feijão
Existem mais de 21 tipos diferentes de feijão cultivados e consumidos em todas as partes do mundo. Ou seja, as opções vão muito além do feijão carioca e do feijão preto.
Veja na sequência outros tipos de feijão:
- Feijão jalo;
 - Feijão vermelho;
 - Feijão azuki;
 - Feijão jalo roxo;
 - Feijão moyashi;
 - Feijão rosinha;
 - Feijão de corda;
 - Feijão fradinho;
 - Feijão verde;
 - Feijão bolinha;
 - Feijão branco;
 - Feijão rajado.
 
Qual é a diferença entre feijão carioca e feijão preto?
A diferença visual entre esses dois tipos de feijão tem um motivo que pode ser mais que suficiente para justificar o consumo do grão preto.
O feijão preto possui uma grande quantidade de antocianina, uma substância antioxidante. Essa substância é reconhecida e associada à prevenção e tratamento de pessoas com câncer ou com problemas cardiovasculares.
Além disso, a antocianina também está associada a prevenção e ao tratamento de doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer.
Entre os benefícios da antocianina para o organismo, vale destacar:
- Prevenção do glaucoma;
 - Controle do colesterol LDL, o chamado colesterol ruim;
 - Ação anti-inflamatória.
 
Por isso, mesmo que você não simpatize muito com o feijão preto, é importante incluí-lo na sua dieta.
Como o feijão carioca é cultivado?
Mesmo sendo considerada uma leguminosa de cultivo simples, é preciso alguns cuidados para conseguir os melhores resultados. Falamos mais detalhadamente sobre a plantação de feijão carioca em seguida.
Solo e clima
Primeiro, é preciso garantir que as temperaturas do local do plantio se mantenham entre 18 e 25º C. Isso porque o feijão detesta geadas e temperaturas muito baixas.
O solo também merece muita atenção, devendo estar bem drenado e fértil, rico em matéria orgânica. O pH do solo deve estar sempre na faixa dos 6,0 para melhores resultados.
Plantio
Para o plantio, é recomendado que o feijoeiro receba luz solar direta. No entanto, a planta se desenvolve bem mesmo que sombreada por plantas mais altas, como o milho. Para isso é importante que o feijoeiro esteja em uma região que receba radiação solar com intensidade.
Colheita
A colheita do feijão pode ser feita após mais ou menos 100 dias após sua germinação. Isso significa que após esse período já é possível colher as vagens que estiverem secas com as próprias mãos, caso a plantação seja pequena.
Você também pode colher as vagens enquanto elas ainda estiverem amarelas. Depois disso, é só deixá-las expostas ao sol para que sequem completamente.
Feijão carioca tem alguma contraindicação?
Mesmo oferecendo uma grande variedade de benefícios para o organismo, o consumo do feijão carioca em excesso pode trazer problemas.
Por ser um grão rico em carboidratos, o seu consumo pode acabar surtindo um efeito indesejado. Afinal, um de seus benefícios é de justamente ajudar a controlar o seu peso, contribuindo para o combate a obesidade.
Além disso, o feijão possui uma substância chamada tripsina, que pode interferir diretamente na digestão das proteínas. Sem absorver proteínas, o seu organismo, em pouco tempo, poderá apresentar sinais de desnutrição, perda de massa muscular, entre outros sintomas.
Receitas com feijão carioca
O feijão carioca é utilizado no preparo de diversas receitas em todas as regiões do Brasil.
Então, veja alguns dos pratos que são preparados com esse tipo de feijão:
- Feijão cremoso;
 - Feijão gordo;
 - Tutu de feijão;
 - Bolinho de feijão com queijo;
 - Chilli;
 - Feijoada de feijão carioca;
 - Hamburguer de feijão;
 - Feijão tropeiro;
 - Baião de dois.
 
Quando não está na mesa, o feijão carioca faz uma falta imensa. Basta perguntar para os brasileiros que vivem no exterior sobre a saudade que eles sentem do feijão brasileiro.
Por isso, seja em receitas mais elaboradas ou nas refeições do dia a dia, o feijão carioca é indispensável. Inclua-o hoje mesmo em sua dieta!