Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Fitorremediação é tecnologia para despoluir o meio ambiente

Fitorremediação é importante técnica que auxilia na preservação do meio ambiente

Um dos grandes problemas enfrentados hoje em dia por nosso planeta é a poluição ou contaminação do meio ambiente. Entretanto, existem vegetais que, mediante certos métodos, são capazes de auxiliar nessa importante questão da preservação dos ecossistemas. Estamos falando, neste caso, de fitorremediação.

Fitorremediação é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada, recorrendo ao cultivo de vegetais. O termo phyto (fito) significa “plantas”, sendo que o emprego de certos vegetais como “purificadores” de ambientes naturais vem se expandindo desde a década de 1990.

O que é fitorremediação?

Fitorremediação é, em resumo, remete à ideia de uma tecnologia. Por meio dela, certas plantas são utilizadas para a minimização da ação de agentes poluentes em certos ambientes naturais. Essas plantas podem promover a extirpação dos contaminadores.

Assim, dentre os principais contaminadores do meio ambiente, pode-se citar:

  1. Pesticidas;
  2. Metais;
  3. Óleos do lugar que se encontra em degradação.

Portanto, tendo removido os poluentes, as plantas impedem que estes não sejam transportados por agentes exóginos como chuva e vento. Isso evita que os contaminadores sejam dispersos para outros lugares.

Como funciona a fitorremediação?

Esta tecnologia, surgida na década de 1990, é resultante de pesquisas realizadas em diferentes áreas. Uma das principais vantagens do processo é remover metais pesados, tão nocivos ao meio ambiente.

Há várias formas de aplicar a fitorremediação, de acordo com o tipo de agente contaminador em questão. Outra classificação desse método é quanto ao tipo de uso.

De qualquer maneira, esta tecnologia funciona com mais eficiência em ambientes que apresentam de baixa a média concentração de poluentes.

Assim, o funcionamento da fitorremediação se dá, em linhas gerais, da seguinte forma:

Tipos de fitorremediação

 

 Há diferentes tipos de fitorremediação:

Os água pés são boas alternativas para a fitorremediação. Podem se colocados em um lago, que receberá u, efluente com os contaminadores cuja remoção é desejada. Nesse método, o água pé absorverá os agentes poluentes através da raiz. Sabe-se que o aguapé pode se livrar de altas quantidades de metais pesados, níquel, cádmio e fenóis.

Da mesma maneira, outros tipos de fitorremediação podem ocorrer através em lagoas de rabanetes, macrófitas, beterraba e cenoura, cada planta direcionada a um poluente específico. Essa última remove com eficácia magnésio, ferro, zinco e cobre.

Enfim, fitorremediação é uma tecnologia biotecnológica que objetiva a minimização de efeitos nocivos em solos e em organismos aquáticos. O processo ocorre por meio de plantas. Suas vantagens são o baixo custo e a variedade de contaminadores que pode absorver.

Sair da versão mobile