Ícone do site Agro20
Agronegócio

Hambúrguer de feijão é ótima opção para vegetarianos

Hambúrguer de feijão é rico em proteínas e altamente nutritivo. Além de ser uma excelente alternativa de lanche saboroso, pode também estar presente nas principais refeições.

O hambúrguer de feijão pode ser preparado com qualquer variedade do grão. Porém, o mais consumido pelos brasileiros é o elaborado com o tipo preto.

O que é hambúrguer de feijão?

Hambúrguer de feijão, além de rápido e prático de ser preparado, é um alimento efetivamente nutritivo. O feijão, matéria-prima utilizada em seu preparo, é rico em minerais como, por exemplo, ferro, cálcio, magnésio, bem como fósforo, potássio e zinco.

Mas não somente isso. O feijão é rico em vitaminas do complexo B, fonte de fibras e aminoácidos. Além disso, é fonte de flúor, essencial para a prevenção de cáries.

Dessa forma, o hambúrguer de feijão se torna um grande aliado na prevenção de várias doenças. Entre elas podemos destacar a anemia, o controle dos níveis de açúcar no sangue, além de combater e prevenir doenças cardíacas, por exemplo.

Como fazer hambúrguer de feijão?

O hambúrguer de feijão é prático e rápido de ser preparado. Ele pode ser servido como o tradicional das hamburguerias: pão de hambúrguer, rodela de tomate e alface ou rúcula.

Porém, ele também pode integrar as principais refeições acompanhado de arroz, legumes, além de vegetais cozidos.

Assim como o tradicional hambúrguer de carne, o de feijão também utiliza alguns temperos básicos como cebola, alho e pimenta. Além disso, também é incorporado à massa algum tipo de espessante como, por exemplo, farinha sem glúten.

Dessa forma, ele pode se tornar um alimento nutritivo também para os celíacos, bem como uma excelente opção para vegetarianos. Aliás, de acordo com os ingredientes utilizados em seu preparo pode, também, se tornar uma opção vegana.

Acompanhe, em seguida, como fazer hambúrguer de feijão.

Receita de hambúrguer de feijão

O hambúrguer pode ser elaborado com qualquer tipo de grão. Selecionamos algumas receitas simples e rápidas utilizando três tipos bem comuns: preto, fradinho e branco. Acompanhe a seguir essas delícias!

Hambúrguer de feijão preto

Protagonista da brasileiríssima feijoada, o feijão preto também pode ser utilizado no preparo de inúmeros e deliciosos pratos. Entre eles podemos destacar o caldo de feijão preto com couve, bolinho de feijoada, além de ensopado de atum com feijão preto e o apetitoso e surpreendente hambúrguer! Tome nota da receita.

Você irá precisa de:

Como preparar:

Hambúrguer de feijão fradinho

O feijão fradinho é o ingrediente principal do acarajé, deliciosa iguaria baiana apreciada em todos os cantos do país. O feijão-de-corda, como também é chamado, possui alta concentração de fibras e minerais como, por exemplo, manganês, potássio, ferro e zinco.

Além disso, é fonte de proteínas, pobre em gorduras, bem como apresenta pouquíssimas calorias. Em meia xícara de chá do grão são encontradas 0,5 g de gordura e, aproximadamente, 100 calorias.

Da mesma forma que é utilizado para o preparo do saboroso acarajé, o feijão fradinho também figura em diversas receitas como, por exemplo, o delicioso e saudável hambúrguer. Anote a receita!

Você irá precisar de:

Como preparar:

Hambúrguer de feijão branco

Assim como outras variedades, o feijão branco também é rico em fibras, além de proteínas, bem como possui propriedades antioxidantes por ser fonte de flavonoides.

Mas não somente isso. Ele também é rico em vitaminas do complexo B, além de minerais como, por exemplo, cálcio, ferro, magnésio e zinco.

Além de ser altamente nutricional, o feijão branco também é muito versátil na cozinha. Ele pode ser utilizado no preparo de diversos pratos como, por exemplo, sopas, saladas, cassoulet, a deliciosa feijoada de origem francesa, entre outros.

Que tal experimentar mais uma delícia com esse tipo de feijão? Então, aprenda como preparar um irresistível hambúrguer!

Você irá precisar de:

Como preparar:

O hambúrguer de feijão, quando aliado a uma dieta equilibrada e a prática de atividades, é uma excelente opção para ser incluída nas dietas de emagrecimento.

Sair da versão mobile