Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Hidrosfera: sem esta camada de água, a vida não seria possível na Terra

A hidrosfera é composta por todas as formas de água existentes no planeta: de riachos e córregos até camadas de gelo e oceanos

A hidrosfera é uma das camadas mais importantes da Terra, juntamente com a atmosfera. Através de sua formação, portante, ela compõe boa parte da superfície terrestre.

A hidrosfera também é uma das preocupações da atualidade. A poluição de rios e mares prejudica a fauna e a flora aquática, o que consequentemente afeta o ciclo da vida.

O que é hidrosfera?

Hidrosfera é a camada de água que existe na superfície da Terra formando, então, uma superfície aquosa. Esta camada, então, é formada por todos os tipos de recursos hídricos que existem, como rios, lagos, oceanos, lagoas, riachos, etc.

Além disso, também entram nesta categoria as águas marinhas, assim como as glaciais. O vapor d’água e as camadas de gelo também compõem a hidrosfera terrestre.

O significado de hidrosfera, então, surge a partir da união de duas outras palavras: hidro e esfera. Assim, o termo é relacionado à uma esfera de água.

Conhecendo a hidrosfera em detalhes

Esta camada superficial da Terra está sempre em movimento e, assim, pode sofrer com as alterações climáticas e ações do homem. As características da hidrosfera são fundamentais para se compreender a influência que a água tem na vida do planeta:

Qual a importância desta camada para o mundo?

A importância da hidrosfera é imensurável. Sem ela, assim como a atmosfera, não existiria vida na Terra. A água é responsável pela manutenção das espécies, animais, plantas e, consequentemente, seres humanos.

A água é tão importante para o planeta que, que vista do espaço, acaba dando coloração à Terra, muitas vezes chamada de Planeta Azul. Pode-se dizer, então, que a água influencia diretamente em diversos fenômenos terrestres, como:

Ou seja, a hidrosfera, unida a estes e diversos outros fatores, permite com que a vida exista e evolua no planeta.

Como surgiu a água no planeta?

Diferentes explicações tentam entender como a água se formou na superfície da Terra. Esta, inclusive, é uma característica fundamental que diferencia o nosso planeta dos outros que orbitam o sol: a presença de água abundante e líquida.

Uma das explicações, portanto, afirma que a água surgiu após a colisão de centenas, até milhares, de cometas e asteroides feitos de gelo. Assim, o gelo teria se derretido em contato com o solo, transformando-se em água.

Outra corrente de pensamento, contudo, acredita que a água sempre fez parte da Terra. Porém, ela se encontrava no subsolo. Em um determinado período os vulcões começaram a entrar em atividade, expelindo lava e vapor d’água. Este vapor teria sido evaporado e, após isso, transformou-se em chuva, dando início à hidrosfera.

Sair da versão mobile