Ícone do site Agro20
Agricultura

Horta orgânica: entenda a sua diferença das demais

A horta orgânica é conhecida no mundo agro pelos benefícios que  seu plantio carrega

É comum associar uma horta orgânica a algo trabalhoso, que requer altos investimentos e difícil de executar na prática. Entretanto, a realidade não é bem assim.

A horta orgânica tem sido muito procurada por agricultores e cultivadores de hortas caseiras como uma forma de ser mais sustentável e consumir produtos mais saudáveis no dia a dia.

O que é horta orgânica?

A horta orgânica nada mais é que a forma mais natural de iniciar um plantio. Ela pode ser iniciada a partir de resíduos do solo como folhas secas, restos de alimentos (como forma de adubo), palha e até mesmo dejetos de animais específicos; que são utilizados como adubação natural.

Todos estes compostos retornam ao solo como maneira de nutrir a terra e a tornar organicamente fértil. Dispensando, portanto, o uso de fertilizantes ou qualquer tipo de adubo industrial.

Quais os benefícios da horta orgânica?

Esse tipo de horta promove a manutenção de recursos naturais. Portanto, não prejudica o solo a partir da implementação de agroquímicos – entre outros ingredientes industriais.

O fertilizante natural (obtido a partir dos resíduos orgânicos) ativa a biodiversidade do ambiente. Um exemplo disso são os micro-organismos que, ao transformar a matéria orgânica residual, ajudam a fornecer alimento para as plantas do local.

Esta é uma horta 100% natural e sustentável. Além disso, auxilia o solo a ser cada vez mais fértil naturalmente; melhorando visivelmente a qualidade do plantio. Com isso, também promete um aumento da biodiversidade do local, contanto com a fauna e a flora.

Como fazer horta orgânica?

Existem alguns passos a serem seguidos para que a horta seja realmente efetiva e o produtor consiga tirar o melhor dela. Veja quais são:

É necessário arar a terra de maneira com o que seja possível para as raízes absorverem todos os nutrientes provenientes do adubo.

Dentro de uma horta orgânica é necessário se atentar aos tipos de resíduos que serão inseridos à terra como forma de adubo. Portanto, lembre-se de que nenhum tipo de agroquímico ou fertilizante industrializado deve ser utilizado.

No momento de realizar o plantio é necessário se atentar a qual tipo de plantação você deseja ter. Cada tipo de planta exige um determinado espaço de terra para seu melhor desenvolvimento.

O melhor momento para regar as plantas é o de menos calor no dia. Regar a plantação em horário fresco auxilia o seu crescimento. Uma forma sustentável na hora da irrigação é aproveitar da água da chuva.

Para evitar a manifestação de pragas e possíveis doenças, em uma horta orgânica não se utiliza defensivos agrícolas como método preventivo. Entretanto, há como fazer isso de maneira natural.

Se utilizar de cultivares resistentes é essencial, além disso, se atentar à época ideal de plantação também é uma maneira certeira de não precisar lidar com pragas.

O próximo passo já é a época de colheita. Diferentes de outros tipos de horta, a orgânica não conta com tratamentos após a coleta dos alimentos. É, portanto, o verdadeiro plantio da horta à mesa.

Dito isso, os benefícios de investir uma horta orgânica vão além de sustentabilidade, também promove consumo de alimentos mais saudáveis.

Sair da versão mobile