Ícone do site Agro20
Agricultura

A horta urbana oferece produtos sustentáveis nas cidades

Como a horta urbana favorece a produção

Considerada importante para manter um vigoroso equilíbrio verde entre as cidades, a horta urbana se tornou uma opção viável.

A horta urbana pode originar ganhos ambientais, sociais e culturais. Dessa forma, é importante que a atividade seja cada vez mais valorizada para preservar a natureza e os produtos naturais oferecidos por ela.

O que é horta urbana?

A horta urbana – também conhecida como agricultura urbana – é o cultivo praticado em uma cidade ou metrópole. É uma atividade pública ou privada, ou seja, pode ser realizada em parques e praças ou em terrenos, jardins e quintais domiciliares.

É caracterizada como uma atividade voltada principalmente para consumo próprio. Embora alguns agricultores optem por pequenas vendas, a horta urbana não tem como foco a produção de alimentos para comercialização e consumo externo.

Visando uma produtividade saudável e sem contribuições para maior poluição do território urbano, a produção não faz uso de defensivos e fertilizantes. São produzidos alimentos orgânicos e propícios para o trabalhador, consumidor e meio ambiente.

Algumas das vantagens oferecidas pela horta urbana são:

Tipos de horta existentes para alta produtividade

A horta urbana vertical é constantemente utilizada em locais de pouco espaço. Colocadas em paredes, podem ser adaptadas em garrafas pet – a reutilização ajuda, em dobro, a preservação da natureza, em vasos suspensos feitos de madeira ou plástico presos a resistentes cordas ou colocadas em prateleiras de madeira.

Por fim, a horta urbana também favorece o conceito de boa vizinhança e coletividade. Além disso, oferece um ambiente mais agradável, verde e leve que pode ajudar a amenizar os estresses causados pelo caos das grandes cidades no dia a dia.

Sair da versão mobile