Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Impacto ambiental e as transformações por trás das ações antrópicas

Impacto ambiental e as mudanças visíveis no meio ambiente

O impacto ambiental pode ocorrer de diversas formas, tanto positivas quanto negativas, principalmente pela ação direta e indireta do homem. Estes impactos são responsáveis por causarem modificações no meio ambiente e nos recursos ainda disponíveis nele.

Assim, o impacto ambiental está diretamente associado com medidas e ações de conscientização e preservação do meio ambiente, da flora, da fauna, do equilíbrio ecológico, da saúde humana e dos demais seres vivos. Portanto, há consequências importantes nos dois tipos de impacto.

O que é impacto ambiental?

Impacto ambiental é o termo usado para referir-se a qualquer mudança que ocorre no meio ambiente, resultando de ações do homem. Ou seja, é qualquer desenvolvimento da ação antrópica no espaço geográfico. O impacto ambiental pode ser tanto negativo, quando causam algum dano para o ser humano ou para os recursos naturais, quanto positivo, quando resulta em melhorias para o meio ambiente.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é quem define o conceito de impacto ambiental no Brasil. Este órgão é responsável por cuidar de interferências físicas, biológicas e químicas no meio ambiente, interferências estas que são resultados da ação humana. O sistema produtivo pode trazer consequências para a segurança, bem estar e saúde da população. Além disso, os biomas, a fauna e a flora também são afetados.

Por mais que o impacto ambiental esteja dividido em duas esferas (positiva e negativa), os aspectos negativas são os mais utilizados para se referirem. O desenvolvimento constante da sociedade moderna é baseado na exploração intensa de recursos naturais presentes no planeta Terra, por isso as atividades humanas são vistas como prejudiciais à natureza.

Tipos de impacto ambiental

Por mais que já esteja dividido entre negativo e positivo, o impacto ambiental é subdividido em pequenos grupos que utilizam como critério a extensão e o tempo de impacto.

Atividades causadoras do impacto ambiental

Como dito anteriormente, toda a ação antrópica resulta em algum tipo de impacto ambiental, seja ele positivo ou negativo. Sendo assim, as principais atividades são:

Exemplos de impacto ambiental

Os impactos ambientais  – tanto os positivos quanto os negativos – são causados no planeta Terra pelas atividades de exploração florestal, agronegócio, agricultura, mineração, transportes, produção de energia, construções civis e pelas indústrias químicas e as metalúrgicas.

No século XX, após a Revolução Industrial, as ações humanos ao meio ambiente passaram a intensificar-se. Isso se deu pois houve aumento da população e aumento do consumo nos países mais industrializados. Devido isso é que os impactos ambientais são causados diretamente e indiretamente pelos ações humanas.

Dessa forma, os principais exemplos de impacto ambiental são, basicamente:

Impacto ambiental negativo

Muitos dos impactos ambientais têm procedência negativa. Portanto, logo eles estão associados diretamente com o crescimento das áreas urbanas, o aumento do uso de veículos automotivos (carros, ônibus, motos, etc), o uso inapropriado de recursos naturais disponíveis no planeta Terra, o consumo intensivo e exagerado de bens materiais e a produção constante e descarte inadequado de lixo.

Ou seja, não são somente as grandes indústrias capazes de afetar e impactar. Diariamente o ser humano está apto para contribuir com o impacto ambiental negativo através de pequenos ações nocivas ao meio ambiente.

Impacto ambiental positivo

Além dos impactos negativos, há também impactos positivos ao ambiente. São considerados impactos positivos todas as norma, medidas e ações que visam melhorar a situação ambiental. Por exemplo, recuperar matas e rios são exemplos de impactos positivos, assim como a construção de barragens que auxiliam a flora e a fauna de certa região.

Além disso, há outras ações que são consideradas impacto ambiental positivo, como, por exemplo:

Todas estas medidas provocam boas modificações e auxiliam na qualidade de vida tanto dos humanos quanto dos animais e de outros seres vivos.

Diminuição de impactos ambientais

Através de ações coletivas e individuais os impactos ambientais podem ser diminuídos. Sendo assim, o replantio de floresta em áreas desmatadas, o descarte adequado e a reciclagem do lixo, a redução do consumo, a economia de água, a utilização de produtos biodegradáveis, entre outros, são exemplos de ações que ajudam nesta redução.

Cada vez mais estudos estão sendo desenvolvidos para que o impacto ambiental seja repensado e pessoas possam ser conscientizadas, visando o maior desenvolvimento sustentável e econômico sem prejudicar o meio ambiente, a fauna, a flora, os recursos naturais e, o mais importante, os seres vivos.

Sair da versão mobile