Ícone do site Agro20
Agricultura

Irrigação por gotejamento: conheça as vantagens e desvantagens do método preferido dos agricultores

A irrigação por gotejamento é uma oportunidade para o uso consciente da água, mas também tem suas especificações

Com a busca por métodos mais eficientes de irrigação e o avanço da tecnologia, a irrigação por gotejamento tem se popularizado cada vez mais.

Hoje, a irrigação por gotejamento é considerada uma das alternativas mais eficientes para consumir menos recursos e conquistar mais produtividade. Algo que não beneficia apenas o agricultor, mas também o seu cultivo e o próprio meio ambiente.

O que é irrigação por gotejamento?

Irrigação por gotejamento é uma técnica de irrigação direcionada para a raiz da planta. Com baixa vazão e alta frequência, a estimativa é de que utilize de dois a 10 litros de água por hora, gota a gota. Portanto, é um método que garante de 80% a 90% de eficiência no uso da água, que é distribuída uniformemente em toda a plantação.

Como funciona?
Através de tubos gotejadores, água e fertilizantes são transportados para as raízes das plantas na quantidade e momento mais adequados. Então, essa é uma técnica eficiente para garantir condições ideais para que se desenvolvam.

Irrigação por gotejamento – Vantagens e desvantagens

Além de proporcionar maior retorno sobre o investimento (ROI) dos agricultores, a irrigação por gotejamento traz mais vantagens que desvantagens.

Contudo, confira as principais vantagens da irrigação por gotejamento:

No entanto, como pontos negativos, as únicas desvantagens da irrigação por gotejamento são o alto custo inicial para a implantação do sistema e manutenção. Isso porque, para utilizá-la é preciso comprar bombas reguladoras, canalizações, filtros, medidores e válvulas. E, basta um entupimento ou falha no sistema elétrico que as perdas para o produtor podem ser grandes.

Sair da versão mobile