Ícone do site Agro20
Agronegócio

O kuvasz é um cachorro inteligente, leal e ótimo para pastoreio

Kuvasz deitado na praia

No artigo de hoje, vamos descobrir curiosidades e características de um cachorro grande e amável. O Kuvasz se destaca pelo pelo branco e por ser um animal de porte grande, mas cheio de habilidade.

O cão kuvasz está na lista de cães de pastoreio, muito sua capacidade de ser obediente e inteligência. No entanto, antes de falarmos sobre esses cães de atividade no campo, vamos destacar algumas características do animal.

Principais características do cachorro kuvasz

O kuvasz é um cachorro de raça grande, que chega a 73 centímetros de altura na fase adulta. Aliás, também é um cachorro pesado, mas, devido à sua altura, pode ser considerado como um animal de peso médio, chegando a atingir 45 quilos.

A estimativa de vida de um kuvasz considera a expectativa de chegar aos 11 anos de idade, o que não é uma média alta se considerarmos outras raças de cães pastores. No entanto, alimentação balanceada e atividade física frequentes colaboram para vida longa e com qualidade.

Essa raça demonstra lealdade aos seus tutores, assim como mostra ter boa relação com crianças e até com outros animais. Seu instinto protetor o torna ótimo cão de guarda, mas é preciso passar por um bom treinamento para direcionar toda a sua energia.

Quais características tornam o kuvasz um bom cachorro para pastoreio?

Antes de qualquer coisa, cães pastores precisam ser espertos. A atividade do pastoreio exige um animal que compreenda e obedeça a comandos com facilidade, além da coragem para vigiar e conduzir animais maiores que eles.

O kuvasz é um bicho inteligente, habilidoso e leal. Essas características juntas, afinal permitem que o cão se destaque no pastoreio, fazendo seu papel de guarda com maestria.

Também é fundamental que os cachorros pastores tenham energia, ou seja, consigam acompanhar o ritmo da atividade rural com fôlego e disposição. O kuvasz tem energia suficiente para isso, aliando sua necessidade de fazer atividade física com frequência.

O fato de ser uma raça com bastante pelo, exige dos tutores um cuidado maior. Nesse sentido, a escovação é importante até mesmo para identificar possíveis parasitas e insetos que fiquem presos na pelagem branca.

10 raças de cachorros pastores

O Kuvasz não é o único elogiado no pastoreio. Aliás, ele também não é um animal mais fácil de ser cuidado, muitas vezes não sendo a primeira opção na busca pelo cão mais adequado para a função. Ainda assim, não negamos suas habilidades e inteligência, já que o próprio cachorro conquistou sozinho seu título de cão pastor.

A lista a seguir mostra outras raças que também se dão bem no pastoreio, sendo várias delas já conhecidas dos brasileiros:

Por fim, ambas as raças têm inteligência e esperteza em comum. Os cachorros maiores, como pastor alemão e pastor belga ainda perdem para a altura do kuvasz, que impõe presença com seus mais de 70 cm. Mesmo assim, todos eles se destacam no pastoreio por serem cães legais, cheios de energia e capacidade de seres ágeis diante de animais que são muito maiores, como vacas e bois, por exemplo.

Sair da versão mobile