Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Lençol freático é importante para a extração de água no país

Lençol freático é conhecido por ser uma camada próxima a superfície do solo, permitindo a extração de água

O lençol freático é conhecido por ser uma espécie de nascente de água que fica logo após a superfície do solo. Além disso, o lençol freático é permeável, assim sendo útil para o fim de extração.

O lençol freático se forma por conta de absorver toda a água chuvosa que cai sobre o solo. Essa água chega ao subterrâneo e vai se adequando, até atingir a camada impermeável; onde termina o lençol.

O que é lençol freático?

Lençol freático é uma parte próxima ao solo que se forma pelo acúmulo de água natural. Assim, toda água que entra na terra é filtrada pela própria natureza e volta para as nascentes. Os lençóis freáticos geralmente está a aproximadamente 1 km da superfície do solo. Passando dessa distância, seu nome muda para lençol artesiano.

Lençol artesiano

Portanto, o lençol artesiano é conhecido por estar numa camada inacessível sem o uso de equipamentos. A extração de sua água é mais delicada e exige paciência. A vantagem é que, por ser uma camada mais profunda que a do lençol freático, a probabilidade de se deparar com água contaminada é menor.

Desse modo, o lençol artesiano se tornou popular entre empresas especializadas em extração de água. Isso porque, por ter menos riscos de conter água contaminada, não é preciso investir em processos de biorremediação.

Lençol freáticos e aquífero

Ainda que os lençóis freáticos e os artesianos sejam extremamente populares no Brasil, outros tipos de aquíferos também chamam a atenção por toda a gama de variedade que possuem. Dentre eles:

Se deparar com um lençol freático no campo não é algo raro. Por isso, é comum que fazendeiros contratem equipes especializadas em checar se o local possui o subsolo com água. Caso haja, é necessário um processo de rebaixamento do lençol, para assim poder introduzir atividades pecuárias no local.

Construir por cima de nascentes poderá trazer sérios prejuízos, uma vez que o solo não possui estrutura suficiente para receber construções.

Em suma, o lençol freático é importante em todas as suas proporções. E ajuda desde grandes cidades a se manterem em todos os setores por conta do uso de água, até pequenas locais onde o acesso de água é menor.  Além disso, as nascentes ajudam a fertilidade do solo e a melhorar o ecossistema.

Sair da versão mobile