Ícone do site Agro20
Agronegócio

Madeira de eucalipto tem alta densidade e durabilidade

Produção de madeira de eucalipto no Brasil se concentra principalmente na região Sudeste

Há relatos de que a introdução da madeira de eucalipto no Brasil tenha ocorrido no começo do século XX, em 1904, porém, também há relatos que sua entrada tenha sido antes, no século XIX, nos anos de 1825 e 1868, no Rio de Janeiro, e de 1861 a 1863 em São Paulo.

Em 2018, o Brasil chegou a exportar mais de 200 mil toneladas de madeira de eucalipto. A madeira é considerada dura, densa, própria para suportar grandes impactos, por isso, é muito requisitada na produção de objetos como portas, janelas, pisos, utensílios, entre outros.

O que é madeira de eucalipto?

Madeira de eucalipto é a madeira extraída de uma planta do gênero Eucalypthus e é considerada uma das árvores mais altas do mundo.

Sua madeira é muito utilizada na construção civil e para montagem de móveis que costumam receber grande carga, pois a madeira de eucalipto é considerada dura, resistente a impactos.

É também o tipo de madeira preferida para ser explorada comercialmente no que concerne as leis ambientais, pois o crescimento da planta é rápido, facilitando o reflorestamento.

Existem cerca de 730 espécies de eucaliptos reconhecidas no mundo, no entanto, o número não chega a vinte as espécies que são utilizadas para fins comerciais.

A madeira de eucalipto é encontrada em vários países e não só no Brasil. É presente em países da América Latina como o Chile, mas principalmente em nações africanas como Nigéria, Congo, África do Sul, Malauí, Zaire e Quênia.

Madeira de eucalipto no Brasil

Apesar de não existir um consenso sobre quando a madeira de eucalipto foi introduzida no Brasil, é certo que isso tenha corrido entre o século XIX e XX.

A planta eucalipto é plantada em todas as regiões do Brasil, mas a região sudeste se destaca na produção, concentrando 54,2% de áreas plantadas. O Nordeste ocupa o segundo lugar, com 16,4%, seguido de Centro-Oeste com 12,2%, Sul, com 11,8%, e Norte, com 5,5%, segundo dados colhidos até 2014.

As espécies mais plantadas em nosso país são os Eucalypthus:

Anualmente o Brasil chega a exportar mais de 200 mil toneladas de madeira de eucalipto ao mercado externo. Em 2018 esse número foi de 234 mil toneladas, número que representou alta de 122% em comparação ao ano anterior, 2017.

A média nacional de produção é de 41 metros cúbicos por hectare.

As finalidades da produção de madeira de eucalipto são várias, assim, compensando muita sua produção, pois grupos de interesse pelo produto não faltarão.

A madeira pode ser usada para geração de energia, para a indústria de celulose e papel, para laminação, serraria e setores menos óbvios para a população em geral, como em medicamentos, alimentos, tecidos e cosméticos, entre muitos outros.

Vantagens

As vantagens da madeira de eucalipto na produção, além do seu rápido desenvolvimento que, como citado anteriormente, é ótimo para questões ambientais, incluem também sua durabilidade.

Móveis e peças construídas a partir da madeira de eucalipto tendem a render mais devido à resistência da madeira. Ela é muito densa, por isso, resiste bem a impactos e suporta grandes cargas.

Sem dúvida, tais características tornam essa madeira um material difícil para se serrar e para a secagem. Por outro lado, permite que seja bem trabalhada no quesito acabamento, pois aceita lixa e aplicação de verniz.

Algumas lendas

Por muito tempo se alimentou ideias de que o eucalipto seria prejudicial ao seu meio por ser uma espécie de alta adaptabilidade. Ou seja, por conseguir se adaptar em diferentes ambientes se valendo dos recursos existentes em volta. Com isso, prejudicaria o desenvolvimento dos recursos naturais do entorno.

Uma de suas supostas consequências seria contribuir para o aumento do aquecimento global e acabar com as reservas de água da região em que se localiza.

A ideia por trás do aquecimento global é que o eucalipto necessita de dióxido de carbono para crescer. Logo, isso seria um sinal de que a região em que se encontra está muito poluída ou, devido à sua adaptação, acaba se provendo dos recursos naturais existentes, afetando a vegetação útil para reduzir os impactos dos gases poluidores.

Mas essa teoria é um equívoco a partir do conhecimento que o eucalipto, ao respirar dióxido de carbono, acaba convertendo em oxigênio e reinserindo na atmosfera.

A questão da água é que o crescimento do eucalipto está relacionado ao volume hídrico que tem a disposição.

Quanto mais água estiver ao seu lado, mais absorverá e crescerá. Por isso, alimenta-se a ideia de que o eucalipto vai drenar boa parte dos recursos hídricos de qualquer região e reduzir consequentemente as suas reservas.

Mas isso também é outro mito, pois já foi verificado que os eucaliptos em região que têm escassez de água não usam todo o volume do local. Por isso, crescem menos.

Madeira de eucalipto tratada

Você sabe o que é madeira de eucalipto tratada? Qual a diferença em comparação com aquela que é tirada direto da árvore?

Para garantir maior proteção, durabilidade a intempéries como sol, chuva e ataque de fungos, bem como resistência à madeira de eucalipto, ela é passada por um processo chamado de autoclave.

Depois de retirada da plantação, a madeira é conduzida a uma usina de tratamento na qual recebe um componente químico de Arseniato de Cobre Cromatado, em inglês, conhecido pela sigla CCA.

O CCA contém três agentes que imunizam a madeira. Portanto, a madeira de eucalipto tratada recebe aditivos químicos que reforçam as suas principais características antes de serem colocadas à venda no mercado.

Madeira de eucalipto é boa?

Se está com dúvida se a madeira de eucalipto é boa, essa resposta depende do seu projeto e de seu gosto.

Se a ideia é fazer um móvel que dure ou alguma construção que seja bem resistente e consiga suportar grandes cargas, sem dúvida, a madeira de eucalipto é boa.

Ela é resistente e dura, além de uma grande aliada contra o aquecimento global, devido à velocidade de seu crescimento, portanto, reflorestamento.

Se gosta de um estilo mais rústico, campestre ou até industrial, móveis e peças de madeira certamente serão de seu agrado.

Preço da madeira de eucalipto

O preço da madeira de eucalipto naturalmente pode variar bastante, dependendo de quando você estiver lendo esse texto. Hoje, em maio de 2020, o dólar está valendo mais que 5 reais, o futuro é completamente incerto, a imagem do país no exterior quanto a práticas ambientais ilegais não vem melhorando em nada, ou seja, há uma série de variáveis.

Consultando neste momento o metro de madeira de eucalipto em pé na fazenda para produção de lenha, a média tem se mantido em 31,05 reais no Estado de São Paulo.

Sair da versão mobile